segunda-feira, 12 de outubro de 2015

DÍVIDA PÚBLICA ANGOLANA AUMENTA MAIS DE SETE VEZES NUMA SEMANA



Relatório semanal do BNA mostra que a dívida pública aumentou para cerca de USD 113 milhões.

A dívida pública colocada por Angola aumentou mais de sete vezes no espaço de uma semana, para cerca de USD 113 milhões, indicam dados do banco central compilados hoje pela Lusa.

Segundo o relatório semanal sobre a evolução dos mercados monetário e cambial do Banco Nacional de Angola (BNA), enquanto operador do Estado, o banco central colocou no mercado primário, entre 5 de Outubro e 10 de Outubro, Kz 11,1 mil milhões em Bilhetes do Tesouro (BT) e Kz 3,8 mil milhões em Obrigações do Tesouro (OT).

A mesma informação refere que as OT foram emitidas com maturidade de dois e quatro anos e a taxas de juro de 7 por cento e 7,5 por cento ao ano, enquanto as taxas de juro médias apuradas para os BT dispararam para 8,50 por cento e 9,66 por cento, respectivamente para as maturidades de 63 e 364 dias.

Ainda para a gestão corrente do Tesouro Nacional, no segmento de venda directa de títulos ao público, e no mesmo período, somam-se Kz 670,3 milhões em dívida pública também colocada pelo BNA.

No total, neste período, o banco central colocou no mercado primário Kz 15,5 mil milhões em dívida pública, montante que, comparado com os Kz 2,1 mil milhões na semana anterior, dá uma multiplicação de mais de sete vezes.

O governo prevê um endividamento público para 2015 a rondar os USD 20 mil milhões, a captar também junto de investidores privados.

Este endividamento é necessário para garantir o financiamento do Orçamento Geral do Estado, compensando a quebra nas receitas petrolíferas (de cerca de 50 por cento), e distribui-se em partes iguais pelo mercado externo e interno.

Lusa, em Rede Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana