segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Líder estudantil de Hong Kong quer redução da idade legal para concorrer ao Conselho Legislativo



Hong Kong, China, 12 out (Lusa) -- O líder do movimento estudantil de Hong Kong 'Scholarism', que em 2014 esteve envolvido na ocupação de ruas em Hong Kong, quer que a idade mínima para concorrer às eleições legislativas locais seja reduzida de 21 para 18 anos.

Joshua Wong, que faz 19 anos na terça-feira, interpôs uma ação para que a idade mínima legal para ser candidato ao Conselho Legislativo (LegCo) seja a 18 anos, a mesma idade com que se pode votar em Hong Kong e disse, citado pela Rádio e Televisão Pública de Hong Kong (RTHK), que caso seja bem sucedido pondera concorrer às eleições para o LegCo no próximo ano.

O ativista disse que a atual legislatura está a enfrentar um problema de envelhecimento, em que muitos deputados rejeitam participar em ações de não-cooperação, como os 'filibusters', discursos de muito longa duração que permitem o arrastar indefinido de um debate, forçando a retirada das propostas legislativas.

Joshua Wong disse que quer motivar e encorajar mais pessoas da nova geração a envolverem-se na política. O jovem defendeu que se a população de Hong Kong quer continuar a lutar pela autodeterminação, democracia ou autonomia, é preciso levar novas vozes e ideias ao Conselho Legislativo.

No final de setembro de 2014, algumas das principais ruas de Hong Kong foram ocupadas, numa manifestação que durou 79 dias e teve como propósito conseguir que a cidade passasse a eleger o líder do seu Governo por sufrágio universal.

O jovem ativista foi um dos principais rostos dos protestos, chegando até a ser capa da revista Time, que o nomeou para a lista de "Pessoa do Ano" em 2014.

A ocupação das ruas terminou em dezembro. Até à data não houve qualquer alteração à metodologia na eleição do chefe do Executivo da região chinesa.

FV (ISG) // JMR

Sem comentários:

Mais lidas da semana