segunda-feira, 12 de março de 2018

PORTUGAL | Como vai Rui Rio descalçar a bota do trapaceiro secretário-geral do PSD?


Num artigo da Sábado, publicado ontem no PG, concluiu-se que o secretário-geral do PSD, Barreiras Duarte, mentiu acerca das suas habilitações académicas, pode ler a partir das considerações e da opinião em Bocas do Inferno, com o respetivo artigo da sábado adendado. Mas hoje há mais.

Hoje, a Sábado volta a publicar online o mesmo caso com mais atualizações (pode ler em baixo). A conclusão, ao ler o descrito na Sábado, é que o secretário-geral do PSD é um aldrabão, um trapaceiro no que diz respeito às referidas habilitações. académicas. Curiosamente, ou talvez não, “Barreiras Duarte foi chefe de gabinete de Pedro Passos Coelho e ex-secretário de secretário de Estado adjunto de Miguel Relvas. Agora, é secretário-geral do PSD de Rui Rio”. Informa a Sábado, como poderá ler.

Por este andar e considerando o adágio “diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és” não nos admiremos se viermos a concluir que este Barreiras Duarte é tão doutor quanto Relvas era. A não ser que trapaceiro (para sermos brandos) já corresponda a um grau académico que legitima os doutores.

Em abono da verdade, segundo a Sábado descreve, Barreiras Duarte é mais um trapaceiro. Vamos ver como Rui Rio vai “descalçar esta bota”. Se não a descalçar só provará que não o incomoda. Significará que o PSD tem nas suas fileiras alguns peritos da trapaça devidamente reconhecidos e estimados pelo líder, pelo menos este Barreiras. E são eles que querem voltar a ser governo? E são os portugueses que vão votar em gente tão desonesta?

Leia a seguir o que diz a Sábado. Fiquemos à espera, para ver como vai Rui Rio descalçar a bota do trapaceiro secretário geral do PSD. (MM | PG)

Barreiras Duarte também mentiu sobre Berkeley na tese de mestrado

Na sua tese de mestrado, o secretário-geral do PSD referiu várias vezes o estatuto de visiting scholar na Universidade norte-americana.

No relatório profissional referente à sua tese de mestrado em Direito, Feliciano Barreiras Duarte referiu várias vezes o seu estatuto de visiting scholar (professor convidado) na Universidade de Berkeley, nos EUA, que não possui. O documento foi entregue à Universidade Autónoma de Lisboa pelo secretário-geral do PSD e data de Setembro de 2014.

Ao jornal Sol, a Universidade norte-americana desmentiu que Duarte figure nos registos de professores convidados. Deolinda Adão, que assina a carta apresentada por Duarte como prova do seu estatuto de visiting scholar, garantiu que o documento é forjado e diz estar "pronta a declarar em tribunal que esse documento é uma falsificação". 

Na descrição do percurso profissional, Barreiras Duarte diz-se visiting scholar da Universidade Pública de Berkeley, EUA, "desde Junho de 2009". Duarte indicou que "está a concluir o doutoramento com uma tese sobre ‘Políticas Públicas e Direito da Imigração’ em parceria com a Universidade Pública de Berkeley, Califórnia, EUA, com o estatuto de visiting scholar.  

O documento de Setembro de 2014 é composto por duas partes: uma que descreve o currículo profissional de Feliciano Barreiras Duarte, e um estudo sobre o sistema político nacional e sistemas políticos comparados. Feliciano Barreiras Duarte tornou-se mestre em Direito, na especialidade de Ciências Jurídico-Políticas. A proposta de júri da prova de mestrado conta com Constança Urbano de Sousa, antiga ministra da Administração Interna, como membro.

Segundo o jornal Sol, que revelou o polémico estatuto de Duarte, para se obter o estatuto de visiting scholar tem de se permanecer na Universidade de Berkeley, para prosseguir a investigação, durante mais de um mês. Além disso deve-se apresentar um certificado de candidatura. O secretário-geral do PSD já indicou que não cumpriu a estadia em Berkeley, mas reforçou que a relação enquanto visiting scholar tinha sido consumada. Como prova, apresentou a carta cuja suposta autora, Deolinda Adão, diz ter sido forjada.

"A princípio, ainda quis dar o benefício da dúvida porque recebo muitos alunos há vários anos e poderia não ter memória deste. Mas assim não. Esse documento é forjado. Feliciano Barreiras Duarte nunca cá esteve", indicou Deolinda Adão.

Barreiras Duarte vai retirar as referências ao estatuto de visiting scholar do seu currículo. Ao jornal Expresso, depois de ter estalado a polémica, referiu que nunca forjou nada. "Não se trata de arrepender-me porque nada fiz com má-fé, nem tirei qualquer benefício desse estatuto como bolsas de estudo", afirmou.

Barreiras Duarte foi chefe de gabinete de Pedro Passos Coelho e ex-secretário de secretário de Estado adjunto de Miguel Relvas. Agora, é secretário-geral do PSD de Rui Rio. A SÁBADO tentou contactar Barreiras Duarte, sem sucesso. 

Leonor Riso | Sábado

Na imagem: Feliciano Barreiras Duarte junto a Rui Rio e outros do PSD quando da visita de Rio à Presidência da República, foto de José Sena Goulão/Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana