quarta-feira, 22 de agosto de 2018

DEIXEM O ZECA AFONSO EM PAZ!


Nesta época parva, em que os jornalistas dizem que não têm “grandes notícias” e vão de férias, vamos “levar” mais uma vez com as novelas produzidas por Trump e ‘seus muchachos’. É tudo uma grande choldra mas temos de “levar” com aquilo. É disso que se alimenta o Curto de hoje (também de outros dias). Alé, alé, coirão Trump alé!

Nelson Évora aceitou ser condecorado pelo PR Marcelo. Refere o Curto. Não devia aceitar, mas Marcelo tem um jeito especial para cativar, para enganar - se isso lhe for útil. Um "querido". 

Zeca Afonso no Panteão Nacional… Bem… Já lhe perguntaram se quer? Olhem que não, olhem que não! Sim, o corpo está morto e a carne já se terá ido, mas ele, o Zeca, continua vivo e a pairar por aí. Será eterno. Além disso, agora, qualquer bicho careta vai para o Panteão, até já lá há grandes banquetes e dança cor-de-rosa. Para além de haver uns quantos que nem deviam ali estar porque em vida de sacanas nada lhes faltou. Tinham a formação toda.

É assim, condecorações à farta e Panteão ao desbarato. Tudo do grande tamanho da hipocrisia dos que nos (se) governam, de certos e incertos políticos que são deputedos em prol  do sucesso do grande capital, das grandes corporações, dos grandes salafrários, dos grandes ladrões “assertivos e de colarinho branco”.

Zeca não ia querer repousar no Panteão. Ele é mesmo muito grande por natureza. As homenagens são-lhe feitas a ouvi-lo, a recordá-lo, a passar aos mais jovens quem foi o grande antifascista e anticapitalista José Afonso, que para além disso foi das artes da música, da contestação, da resistência, das mensagens inteligentes que nos ensinaram - ou pelo menos nos recordavam - que eles comiam tudo… e continuam a comer. Deixem-se de tretas, de hipocrisias. Não se misturem, cambada de velhacaria!

Zeca, quando doente e às portes da morte até tinha de se ir tratar a Espanha porque aqui os tais “democratas” se estavam nas tintas para o grande homem que ele foi e é nas nossas memórias. Zeca é eterno. Encham o Panteão com Sá Carneiro, Mário Soares, Freitas do Amaral, Salazar e outros fascistas ou pseudo democratas, porque aquilo de Panteão vai de ano para ano perdendo a patine e adquirindo um cheiro a bedum insuportável. Fiquem na vossa. Deixem o Zeca Afonso em paz.

O Curto, para vós. Atinem, bebam muita água… Tenham cuidado com as rãs na barriga. (MM | PG)

Bom dia este é o seu Expresso Curto

Diz-me com quem andas…

Cristina Peres | Expresso

Múltiplo golpe para Donald Trump: o seu ex-diretor de campanha, Paul Manafort, foi considerado culpado de fraude e evasão fiscal. E o seu ex-advogado, Michael Cohen, admitiu ter recebido instruções para pagar, em nome de Trump, pelo silêncio de duas mulheres por alegados trâmites sexuais. Manafort é culpado de oito das acusações de fraude bancária e não pagamento de impostos sobre milhões de dólares ganhos enquanto consultor de políticos apoiados pela Rússia na Ucrânia. A investigação à intervenção russa nas eleições de há um ano e meio ainda vai no adro e Donald Trump deixou claro no início desta semana que os testemunhos de Robert Mueller, ex-conselheiro especial, e do seu advogado pessoal, Rudy Giuliani, poderiam resultar em “armadilhas de perjúrio”, ou seja, poderiam ser usadas contra eles, relata a Deutsche Welle. 

Desde as eleições americanas de novembro de 2016, que a alegada interferência de grupos de hackers russos está tão difícil de provar como de defender. Agora que o grupo “Fancy Bear” está de novo ao ataque, as investigações estão sob o fogo. E também da mira de Trump. 

Depois de alegadamente terem influenciado o resultado das eleições americanas, os piratas informáticos russos dirigem agora a artilharia contra os grupos conservadores dos Estados Unidos, diz a Microsoft, citada pelo New York Times. O serviço de informações militar russo que se julga ter “mexido" naquelas eleições, tem por novo alvo os think thanksconservadores que se afastaram do Presidente Trump e defendem a aplicação de sanções à Rússia, expõem os oligarcas e pressionam pela defesa dos direitos humanos. O modus operandi passa pela criação de websites falsos com… fake news. A CNN diz como, além dos think thanks, o Senado também foi visado. 

O Washington Post chama aos responsáveis “ um grupo afiliado” do Governo russo e relata a criação de seis versões falsas de seis sites, entre entidades relacionadas com políticas públicas e com o Senado. A Microsoft, que anunciou ter desativado os sites, descreve assim o objetivo da operação: atacar os computadores das pessoas que fossem engodadas a visitar os seis sites falsos. “Provocar disfunção e diminuir qualquer grupo que desafie o modo como o Presidente Putin opera em casa e no mundo”, esclareceu Eric Rosenbach, diretor do projeto da Universidade de Harvard Defendendo a Democracia Digital, citado pelo Washington Post. Vários políticos norte-americanos têm vindo a avisar que as eleições do próximo mês de novembro são um íman para a interferência destes grupos. 

Tudo isto sucede à revogação da credencial de segurança por Trump ao ex-chefe da CIA, John Brennan, um ato sem precedentes na história do país que o PR fez acompanhar da promessa de “mais atos de retaliação”. Também neste caso o próprio Donald Trump estabeleceu uma ligação direta entre a sua decisão e a investigação à alegada ingerência da Rússia no voto de 2016. Afinal, não é “caça às bruxas”… A análise no The Guardian. Já agora, o Facebook desativou 652 contas falsas ligadas à Rússia e ao Irão que tinham por objetivo influenciar a política mundial.

OUTRAS NOTÍCIAS

Por cá, a função pública reivindica aumentos entre 3% e 4%. No topo das prioridades da administração pública está o aumento dos salários, como se relata no Expresso Diário.

O chefe da diplomacia portuguesa defende Mário Centeno chamando ao vídeo que o chefe do Eurogrupo fez sobre a Grécia “perfeitamente normal” e até “simpático”. Augusto Santos Silva falou ao Expresso confirmando que “a geringonça de Costa diverge em questões fundamentais”. A ler aqui.

Os migrantes do navio Aquarius chegam a Portugal em setembro. São 50 e chegam de Itália.

Nelson Évora aceitou finalmente ser condecorado pelo Presidente português. “Ele tem um feitio muito especial, sabem que os génios são assim”, disse Marcelo.

Uma crónica de revolta com vinte perguntas para homens incoerentes, arrazoáveis e insensatos: Duarte Gomes e os dois pénaltis do Jamor para ler aqui.

Mais de uma milhão de pessoas fogem à morte trazida pela devastação das cheias de Kerala. Dirigem-se aos mais de 3000 campos de acolhimento montados para recebê-los. 
Apesar da facilidade com que o olhar ocidental relativiza os números na Índia, é avassalador o que se avalia, agora que as águas começaram a recuar depois da maior inundação num século. Há 410 mortos e muitos desaparecidos nesta província do sudoeste da Índia onde 50 mil casas foram arrasadas pelas águas das monções. 

Francisco mostra arrependimento, mas não chega. A escala que tem vindo a emergir em vários países dos abusos sexuais a crianças praticados na Igreja Católica é demasiado importante para não se virar contra os praticantes. A dias de visitar a República da Irlanda no próximo fim de semana, o Papa é pressionado a revelar pessoalmente os nomes dos implicados nestes crimes.

Depois das declarações bombásticas olho-por-olho, dente-por-dente trocadas pelos Estados Unidos e Coreia do Norte nos últimos meses, a Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA, na sigla inglesa) revelou que não há provas de que Pyongyang tenha parado os testes nucleares ou que tenha alguma vontade de abandonar o seu arsenal. O relatório produzido pelos agentes da ONU vai ser entregue no mês que vem à equipa de topo da IAEA.

Depois da expulsão de diplomatas, novas sanções norte-americanas à Rússia entram hoje em vigor. Foram impostas na sequência do ataque com gás de nervos a um ex-agente russo. As medidas prometem confusão. Verifique aqui no Wall Street Journal.

Depois de dez anos de insistências, os EUA acabam de deportar o último nazi vivo para a Alemanha. Jakiw Palij, agora com 95 anos, fez-se passar por agricultor polaco mentindo, há 70, de forma a entrar no que foi desde então a sua segunda morada, Queens, Nova Iorque. Capítulo a encerrar em breve.

O Éolo tem ADN português, nome de deus grego e está programado para prevenir furacões (e eventualmente incêndios) a partir do espaço. É um satélite que foi lançado ontem à noite para o espaço pela ESA, Agência Espacial Europeia, a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa, à boleia de um foguetão Vega.

Há gelo de água na superfície lunar, garantem cientistas com provas irrefutáveis. Os vestígios encontram-se no pólo norte e pólo sul da lua e tudo indica que lá estão depositados há muito, muito tempo. A ciência tem esta característica temporal: os dados que revelam os depósitos de gelo foram recolhidos em missões de observação realizadas em 2008/9…

O gelo do Ártico, esse, vai sofrer. O primeiro porta-contentores da Maersk já partiu para experimentar a nova rota marítima.

A ciência permite-nos manter vivo o fascínio pela abertura de horizontes proporcionada pela utilização de novas tecnologias. Veja aqui o resultado do mapeamento da densidade estelar em imagens 3D captado pela ESA: “O segundo lançamento de dados da missão Gaia da ESA, realizado em abril, marcou um ponto de viragem no estudo da nossa casa galáctica, a Via Láctea. Com um catálogo sem precedentes de posições 3D e movimentos 2D de mais mil milhões de estrelas”.

O desperdício alimentar global pode aumentar um terço até 2030. Acredita-se nisto?

Manchetes de hoje: “Fenprof avisa que tempo de serviço será com Costa ou com o próximo”, Público; “Revolta no exército”, i; “Carta de condução só para quem souber usar desfibrilhador”, JN; “Menos descontos para a ADSE podem aumentar salários”, Negócios; “Rendas altas forçam fuga para quartos”, CM

FRASES

“[É necessária] uma varridela na Cúria, afastando pessoas, quebrando o silêncio. A Cúria precisa de uma higienização muito pofunda”, Januário Torgal Ferreira, Bispo emérito das Forças Armadas ao Público em defesa de uma “limpeza” no governo da Igreja Católica e o fim do celibato

“O Primeiro-ministro trata o assalto a Tancos como um assalto a uma casa”, Paulo Rangel, eurodeputado ao i

“O PPD/PSD é um partido personalista, que defende de forma intransigente a dignidade da pessoa humana, no respeito total pelo Estado de direito”, Pedro Santana Lopes, estatutos do PSD de 2005, agora recuperados para os da aliança.com.pt, citados pelo Público. Ler a propósito a opinião de Ricardo Costa “O maior problema de Santana”

“A luta pelo ambiente é uma das causas mais nobres de luta pela cidadania”, Carlos Pimenta, ex-secretário de Estado do Ambiente ao Público

O QUE ANDO A LER

Aproveito agosto para desbravar (bons) long reads: 

Andar na cidade: é bom que se pratique e se reflita sobre as possibilidades que as grandes metrópoles oferecem ou não aos seus habitantes de se deslocarem a pé. Este artigodo “The Guardian” é particularmente lúcido a apontar pistas, lembrando que já desde o início dos anos 2000, mais de metade (global) de nós vive em cidades. 

Boas ideias vindas da Austrália, o país que mais antidepressivos consome no mundo. Charlotte Wood escreve sobre o riso, o que nos faz rir em situações inconvenientes ou fazer graças disparatadas no velório de um ente querido que sempre se respeitou em vida. O riso diz-nos que somos humanos, que temos limites e que podemos mudar.

Sobre o assunto turismo, que dá cabo da cabeça de muita gente, sugiro estes textos do Spiegel Online (em inglês) How tourists are destroying the places they love. O fenómeno não é exclusivo de cidades como Lisboa, Porto, Veneza ou Barcelona, leia aqui como Amsterdão, uma cidade com 850 mil habitantes, tem tentado sobreviver aos 18 milhões de turistas que recebe todos os anos Amsterdam seeks to reign in tourists. Caso haja dúvidas sobre o significado da expressão “tiros nos pés”, veja esta reportagem da France Info intitulada Touristes à Lisbonne: les habitantes chassés de la ville. Tão rápido, não foi?

Rápido como este Curto. A silly season está prestes a acabar, prepare-se para a cidade intransitável à qual está prestes a regressar (rima). Entretanto, beba água, mantenha-se à sombra e siga-nos em www.expresso.pt, até à síntese de final de tarde do Expresso Diário.

Sem comentários:

Mais lidas da semana