terça-feira, 25 de abril de 2023

Portugal | Desobedoc celebra o 25 de Abril com filmes, conversas, exposições

De 28 de abril a 1 de maio, o Desobedoc passa pelo Cinema Trindade e Almada Ponto, no Porto. São 17 filmes, uma exposição, conversas e momentos de debate sobre temas da atualidade que pretendem celebrar o 25 de abril e continuar a sua concretização.

Sexta-feira, dia 28 de abril, terá como pano de fundo as questões feministas, com o filme Les tres portugaises da atriz e realizadora feminista Delphine Seyrig. A obra versa sobre a iniciativa de apoio às Três Marias em França no ano do processo de que foram alvo pela escrita do livro “Novas Cartas Portuguesas”. Nesse dia será ainda exibida uma curta sobre Purificação Araújo, obstetra antes e depois da ditadura, uma das responsáveis pelo planeamento familiar em Portugal, comentado por Ana Campos e outras. Bem como um filme sobre a questão dos cuidados, com grande enfoque na pandemia Debout, les femmes do deputado da France Insoumise François Ruffin, que percorre as condições do trabalho de limpeza, doméstico e de cuidado durante a pandemia. Para finalizar, Eu Sou, um filme de dois realizadores portugueses sobre a facilidade com que as pessoas caem em situação de pobreza em Portugal.

No sábado, o Desobedoc contará com o filme Ocupação S.A. sobre a última Colónia de África, o Sahara Ocidental, com a presença do representante da Frente Polisário em Portugal, Omar Mih, numa conversa com José Manuel Pureza. Será ainda discutida a situação no Chile e o Golpe de Estado de 1973 através do filme Salvador Allende, com comentários de Luís Fazenda. O dia terminará com Les Mains Invisibles, de Hugo dos Santos, sobre os desertores que fugiam de Portugal, da ditadura e da Guerra Colonial nos anos 1970, numa sessão apresentada por Miguel Cardina.

No domingo, o dia será dedicado à habitação, com curtas sobre a cidade do Porto, do Bairro do Herculano ao Bairro da Bouça e às traseiras da cidade. O Porto que já existiu, que ainda vai mantendo alguma população, mas escondida em várias situações e só descoberta para fazer o brilharete turístico. Neste dia, ativistas de Barcelona e a co-guionista Olga Rodriguez participarão numa conversa sobre o filme Nas Margens, estreia do filme de Juan Diego Botto em Portugal. A realização relata o impacto que a crise da habitação tem na vida das pessoas. Depois desta iniciativa, que decorre no Almada Ponto, será exibido o filme Mulheres da Ribeira, sobre a condição de habitabilidade das mulheres na Ribeira do Porto em 1970.

No dia do trabalhador, 1 de maio, teremos o já tradicional Desobedoquinho, que homenageia o compositor Jorge Constante Pereira com a projeção de  produções infantis que desenvolveu com tantas pessoas da cidade. Conversaremos sobre estes “Bonecos que contam histórias que contam” e que têm uma importante expressão na cidade do Porto. E, quem sabe, uma surpresa antes de seguirmos para a manifestação do dia do Trabalhador.

A partir das 17h, seguir-se-á uma sessão sobre Amílcar Cabral com os filmes O Regresso de Amílcar Cabral e Mined Soil, de Filipa César. E ainda uma sessão sobre as lutas pela independência em Angola com Independência e Mulheres de Luta, de Fradique e Kamy Lara, respetivamente, comentados por Kitty Furtado. A noite será preenchida com o filme de Francesco Rosi Mãos sobre a cidade, que aborda a questão da especulação imobiliária. Francisco Louçã comentará a obra.

São 17 filmes, uma exposição, conversas e momentos de debate sobre temas da atualidade que pretendem celebrar o 25 de abril e continuar a sua concretização. Esta é uma iniciativa organizada pela Cultra com o apoio da transform!, Rosa Lux - Oficina de Madrid e Bloco de Esquerda.

Esquerda.net

Sem comentários:

Mais lidas da semana