segunda-feira, 22 de maio de 2023

G7 manipulador criticado por exclusividade, contra tendência

Grupo desce a uma câmara de eco dos pontos de discussão dos EUA, diz especialista

Global Times | # Traduzido em português do Brasil

A China rebateu fortemente um comunicado do G7 de tom duro, dizendo que o que o grupo faz é dificultar a paz internacional, minar a estabilidade regional e conter o desenvolvimento de outros países. Especialistas criticaram o comunicado dizendo que o G7 desceu a uma câmara de eco de pontos de discussão dos EUA. Tal declaração não reflete a dignidade e a autonomia de todos os membros, afirmaram.

Depois de reunir outros líderes do G7 para intensificar a condenação da China, o presidente dos EUA, Joe Biden, teria convidado líderes do Japão e da Coreia do Sul para se reunirem em Washington. Observadores chineses observaram que a série de movimentos expõe as intenções dos EUA de replicar a "crise da Ucrânia" na região Ásia-Pacífico, aprofundar a divisão entre os países regionais e até lançar uma guerra por procuração nesta área.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês criticou o comunicado e outros documentos adotados no G7, que critica a China em várias frentes, incluindo as supostas ameaças militares e econômicas representadas pela China e assuntos relacionados às regiões de Hong Kong, Xinjiang e Xizang. Também pressionou a China a pedir que a Rússia pare seu conflito com a Ucrânia.

"Apesardas sérias preocupações da China, o G7 usou questões relativas à China paradifamar e atacar a China e interferir descaradamente nos assuntos internos daChina. A China deplora veementemente e se opõe firmemente a isso e fez sériasdiligências junto ao Japão, anfitrião da cúpula, e a outras partesenvolvidas", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

O vice-ministro das Relações Exteriores da China, Sun Weidong, convocou o embaixador japonês na China, Tarumi Hideo, no domingo, e apresentou representações solenes sobre o debate sobre questões relacionadas à China na cúpula do G7 que está sendo realizada em Hiroshima, no Japão.

Entrincheiradas pelo confronto de campo e pela mentalidade da Guerra Fria, as ações do grupo G7 foram contra a tendência histórica, os fatos objetivos e a moralidade internacional, apontou Sun.

O Japão, como titular da presidência rotativa do G7 este ano, colaborou com países relevantes para difamar e atacar a China durante uma série de atividades e no comunicado conjunto da Cúpula do G7, interferindo grosseiramente nos assuntos internos da China, violando os princípios básicos do direito internacional e o espírito dos quatro documentos políticos entre a China e o Japão, e prejudicando a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento da China, observou Sun.

A embaixada chinesa no Japão também expressou neste sábado forte oposição aos comentários irresponsáveis do G7 sobre a China e pediu que o grupo reflita sobre si mesmo e pare de criar confrontos e divisões.

A embaixada chinesa no Reino Unido e o embaixador chinês no Canadá, Cong Peiwu, também rebateram a manipulação do G7 de questões relacionadas à China, instando-os a abandonar sua mentalidade de Guerra Fria. Eles alertaram que quaisquer ações ou declarações que prejudiquem os interesses da China serão recebidas com uma resposta resoluta e contundente.

Falando contra a China

Os observadores chineses veem o comunicado do G7 como um documento dominado pelos EUA, no qual outros membros apenas marcaram e não mostraram sua autonomia e dignidade esperadas. O documento, que colocou a China no centro de todos os principais tópicos de interesse, sejam preocupações econômicas ou de segurança, representa sérias ameaças à estabilidade e à paz globais.

No comunicado, que foi emitido no segundo dia da cúpula de três dias, os chefes dos países do G7 disseram que buscarão "enfrentar os desafios" colocados pelas políticas e práticas não mercantis da China, que distorcem a economia global. Eles disseram que vão combater "práticas malignas, como transferência ilegítima de tecnologia ou divulgação de dados", bem como "promover a resiliência à coerção econômica".

Chen Jia, um veterano observador da macroeconomia, disse que é "irônico" que a atitude dos membros do G7 em relação à China esteja se tornando hawkish em um momento em que a cúpula carrega o objetivo de paz, estabilidade e prosperidade globais.

De acordo com Chen, embora os EUA pareçam ter enfatizado em várias ocasiões que não pretendem se separar da China, a julgar pelo que o governo dos EUA faz na realidade, está fazendo o contrário.

"Desacoplar e desarriscar estão gradualmente se tornando dois pilares nas relações do G7 com a China, com os EUA sendo o núcleo, embora pareça que Washington não queira reconhecer isso, a fim de evitar a intensificação das contradições com Pequim", disse Chen ao Global Times no domingo.

Sob esse ambiente, o G7 está cada vez mais se curvando à pressão dos EUA, tornando-se um grupo com "alinhamento estratégico" contra a China, observaram especialistas.

Qiu Wenxu, diretor do Departamento de Desenvolvimento da Indústria da Alliance of Belt and Road Business Schools, disse que desde que o G7 Build Back Better World (B3W), uma iniciativa lançada em 2021 que é considerada uma alternativa à Iniciativa Cinturão e Rota (BRI) da China, não se materializou, muitos países em desenvolvimento estão claros de que os membros do G7 estão diminuindo em economia e influência.

"À medida que o mundo perdeu gradualmente as expectativas sobre os países do G7, responder aos pedidos dos EUA e falar contra a China tornou-se seu novo 'consenso'. Mas acho que, embora muitos países do G7 façam esses gestos, eles ainda se apegam a decisões racionais por seus próprios interesses [quando se trata de políticas relacionadas à China] em ação", disse Qiu ao Global Times.

De acordo com Qiu, se os países do G7 ignorarem as regras econômicas e decidirem seguir o caminho do protecionismo, isso exerceria uma influência negativa sobre a estrutura industrial global existente, além de prejudicar a competitividade de suas próprias indústrias.

Replicar crise

na Ucrânia Ao se reunir no domingo com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Hiroshima, no Japão, onde ocorreu a cúpula do G7, Biden anunciou um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia e disse a Zelensky que os EUA estavam fazendo todo o possível para fortalecer a defesa da Ucrânia para o conflito com a Rússia, informou a mídia.

Lü Xiang, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Sociais, disse ao Global Times que os EUA estão felizes em ver a tensão entre Rússia e Ucrânia continuar, já que a crise em curso ajuda Washington a apertar seu controle sobre a Europa, portanto, embora Zelensky estivesse presente no G7, Biden é quem está ao volante.

O esforço dos EUA para colocar a China e a Rússia em primeiro plano na cúpula do G7 é uma maneira de criar outra crise na Ucrânia na região da Ásia-Pacífico, disse Li Haidong, professor da Universidade de Relações Exteriores da China, ao Global Times. "Sem dúvida, a estratégia dos EUA é aprofundarn divisões entre países asiáticos, e até mesmo lançar uma guerra por procuração na Ásia, semelhante ao que fez no Oriente Médio e na Europa. Está puxando o Japão e a Coreia do Sul para seu lado para agir como seus vassalos, o que é alarmante", disse Li.

Biden convidou no domingo os líderes do Japão e da Coreia do Sul para conversas formais a três em Washington, disse um alto funcionário do governo dos EUA, citado pela AFP.

Li disse que o papel do Japão no G7 é digno de nota, já que o país, mais invejoso com a crescente influência da China na região, está agindo como um vassalo dos EUA na região para confrontar a China e está implorando para que outros países extraterritoriais interfiram nos assuntos regionais, para amplificar seu poder de contrapeso à China.

Em um movimento que alguns analistas disseram ter como alvo Pequim, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, convidou oito países não membros para a cúpula, em uma tentativa de expandir a influência da coalizão liderada pelos EUA entre os vizinhos asiáticos da China e os países em desenvolvimento.

Li disse que o Japão tem sido envolto por uma mentalidade doentia de se aproximar dos EUA. Tomemos a cúpula do G7 como exemplo, o Japão parece sempre se preocupar que sua lealdade para com os EUA não seja mostrada o suficiente, e que não tenha se dedicado o suficiente à estratégia dos EUA para a Ásia-Pacífico.

Especialistas alertaram que, como o Japão já causou danos substanciais aos países regionais durante a Segunda Guerra Mundial, sua expansão do militarismo e atuação como vassalo dos EUA alertará profundamente os países regionais, e Tóquio se tornará um "país non grata" nesta área mais uma vez.

Sem comentários:

Mais lidas da semana