quinta-feira, 1 de junho de 2023

Portugal | UM MAIS UM E MAIS DO MESMO

Ricardo Marques, jornalista | Expresso (curto)

Os dias andavam há dias com aquele ar de céu azul em tempo de pandemia. Olhava-se para cima e nem um avião se via. Foi quase uma semana nisto – e entretanto chegou ao fim o campeonato, resolveram-se as eleições na Turquia e, entre tantas outras coisas, soube-se que a Espanha vai a votos em julho.

Bom, o sossego acabou. A TAP voltou.

Como se fosse um teste surpresa de matemática, o Presidente da República atirou para o ar uma conta que parece simples: um mais um. Quem gosta de números sabe que é possível escrever um pequeno tratado sobre isto, mas seguramente estaria longe de imaginar o resultado.

Em política, este presidencial 1 1 é igual a Costa.

No problema existe também uma misteriosa constante, SIS, que por sua vez tem na origem toda uma série de variáveis. Ou seja, ninguém consegue explicar ainda muito bem como se chega a SIS, nem é claro que operações poderão realizar-se quando for esclarecido o mistério. Convenhamos que a coisa não está para breve.

Elenquemos as mais recentes equações no universo TAP / Comissões Parlamentares / ECS (Entrada em Cena do SIS):

- O PSD enviou perguntas ao primeiro-ministro e quer saber se António Costa aprovou ou autorizou a atuação das secretas. Eram 15 as demandas e, soube-se esta manhã, na volta do correio, o primeiro-ministro escreveu que a entrada em cena do SIS não envolveu qualquer autorização sua nem resultou de sugestão do seu secretário de Estado Adjunto, Mendonça Mendes;

- O Chega escreveu ao Presidente da República e quer saber se foi António Costa a informá-lo sobre a entrada em cena do SIS (O tal teorema do 1 mais 1, a que Marcelo aludiu);

- O Parlamento aprovou, por unanimidade, a imposição de uma nova audição ao Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), presidido pela antiga ministra Constança Urbano de Sousa, para esclarecer a entrada em cena do SIS;

- Pedro Marques, ex-ministro do Planeamento e Infraestruturas, esteve pela segunda vez em dois dias no Parlamento. Voltou a repetir acusações ao PSD (que respondeu) e diz que nunca foi pressionado para envolver Lacerda Machado na TAP;

Não consta que regresse hoje.

Em jeito de aviso, e numa quinta-feira em que o assunto estará com toda a força nos jornais e televisões, marque na agenda a próxima terça-feira, 6 de junho.

Nesse dia, vai decorrer a audição do secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Mendonça Mendes. Deverá ser às 15h00.

Durante a manhã, e passo a citar a notícia do Expresso, “está agendada a audição de Pedro Nuno Santos na comissão de Economia devido à TAP – precisamente o tema que está na origem dos conflitos em torno do computador do adjunto de Frederico Pinheiro e que leva à convocatória de Mendonça Mendes. Também nesse dia há ainda a audição da Comissão de Inquérito à TAP, com o ex-ministro das Finanças João Leão.”

Céu azul?


OUTRAS NOTÍCIAS

Passamos da aula de matemática para a greve de professores (deve ser assim que se sentem os miúdos). Este será um dos assuntos do dia. Foi anunciada greve aos exames e avaliações finais e a discussão segue agora devido aos serviços mínimos.

Hoje é dia mundial da criança e é também o primeiro dia do “Nascer em Segurança no SNS - Plano Sazonal Verão 2023”, uma espécie de mapa de maternidades a funcionar nos próximos meses.

A semana de quatro dias começa…segunda-feira, 5 de junho. Por agora, apenas para as empresas que aderiram ao projeto-piloto do Governo (foram 46, num total de 20 mil trabalhadores). Portanto, se tivesse sido esta semana, hoje, quinta-feira, já era sexta-feira.

Eleições em Espanha. As eleições estão marcadas para 23 de julho e, portanto, a campanha já está em força nos jornais. Para compreender o que está em causa, este é um mapa imprescindível para conhecer quem manda onde nas regiões espanholas.

Vice-diretor demite-se na DGS. Já houve um tempo, sem aviões no céu, em que bastavam estas três letras para tudo parar. Agora, e com a desistência do número dois, está um organismo do Estado com zero candidatos à liderança.

Zeinal Bava, ex-presidente da Portugal Telecom e da brasileira Oi, foi condenado pela polícia do mercado de valores mobiliários do Brasil a uma coima de mais de 30 milhões de euros, e fica também impedido de exercer cargos de gestão durante 10 anos.

Foi há exatamente um mês, a 1 de maio, que desapareceram os quatro irmãos que viajavam num pequeno avião que caiu no meio da floresta da Amazónia, na Colómbia. Lesly Jacobombaire Mucutuy, a mais velha, tem 13 anos. As outras crianças são Soleiny, de 9 anos, Tien, de 4 anos e Cristin de apenas 11 meses. Ontem, os militares colombianos encontraram uma pegada e a esperança renasceu.

Agressão futebol. Um rapaz de 15 anos que jogava futebol no clube alemão morreu no hospital depois de, segundo a polícia, confrontos entre jogadores do JFC Berlin e dos franceses do Metz num jogo em Frankfurt. O alegado autor das agressões, um rapaz de 16 anos que joga futebol na equipa francesa, está em prisão preventiva.

A Roma perdeu nos penáltis frente ao Sevilha, na final da Liga Europa. Foi a primeira vez que Mourinho não ganhou uma final europeia. Foi a sétima vitória do Sevilha na prova. 1 e 7.

Hoje à noite, quando já for amanhã, começa a final da NBA, entre os Denver Nuggets e os Miami Heat. O jogo 1 é em Denver, começa às 01h30, hora de Lisboa.

FRASES

“O Governo não vai proceder a alterações à Portaria n.º 292/2022, de 9 de dezembro”, declaração, em governês, do Ministério do Trabalho. Em português significa que, mesmo com o aumento da esperança de vida, a idade da reforma não vai aumentar.

"Informo que hoje, após quase três meses à espera de que a TAP me indicasse o valor a devolver, efetuei a devolução de 266.412,76 euros". Alexandra Reis, ex-administradora da TAP, ao anunciar a devolução de parte da polémica indemnização que recebeu ao sair para a NAV.

O QUE ANDO A LER

Tive a sorte de já ter lido parte deste enorme trabalho que junta dezenas de jornalistas de 16 meios de comunicação, incluindo o Expresso, e o consórcio Forbidden Stories. É uma grande reportagem sobre o garimpo ilegal de ouro na Amazónia, e está na capa da revista que amanhã chega às bancas. Um artigo que não pode mesmo perder.

Ao longo do dia de hoje, o Expresso vai começar a disponibilizar vários conteúdos sobre esta grande investigação, que começou a ganhar forma em junho do ano passado, no dia em que desapareceram na Amazónia o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista brasileiro Bruno Pereira, assassinados durante uma viagem pelo Vale do Javari, segunda maior terra indígena do Brasil.

Deixo para o fim duas notas.

A primeira é um pedido de desculpa. Por laso, o Expresso Curto de ontem não foi assinado. Foi escrito por Joana Pereira Bastos.

A segunda é um até já. Para a maioria dos leitores do Expresso, o nome Rui Melo não dirá grande coisa. E é uma pena que assim seja. O Rui Melo está neste seu jornal desde a primeira hora, há mais de 50 anos, nos grandes momentos e nos instantes mais difíceis. Ontem foi o seu último dia de trabalho, houve bolo e lágrimas e muitas despedidas. Um abraço, Ruca.

Desejo-lhe uma excelente quinta-feira. Amanhã há Expresso na banca. Até lá, como sempre, estamos sempre consigo em www.expresso.pt

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana