sábado, 16 de março de 2024

OS DIAS ATERRORIZANTES QUE ESPERAM JULIAN ASSANGE NOS EUA

Julian Assange poderá em breve estar a caminho dos EUA para ser julgado por revelar crimes de guerra. O que ele enfrenta lá é aterrorizante além das palavras.

Matt Kennard* | Declassified UK | # Traduzido em português do Brasil

Babar Ahmad foi extraditado da Grã-Bretanha para os Estados Unidos em 2012 sob a acusação de fornecer apoio material ao terrorismo devido a dois artigos publicados no seu site apoiando o governo Taliban no Afeganistão. 

Ele passou oito anos lutando contra a extradição, mas quando ela finalmente aconteceu, ele atravessou o Atlântico em um jato executivo da RAF Mildenhall, em Suffolk. Ele não tinha ideia do que estava por vir. 

“Acho que era um avião de doze lugares”, Ahmad me conta. “Três seções de quatro assentos. Portanto, há dois grandes assentos um de frente para o outro. Assentos de couro grandes, quadrados e confortáveis.”

Lá fora estava escuro como breu. 

“Eles ficavam perguntando: 'você precisa de alguma coisa? Você quer um copo d’água? Eu disse: 'posso ler algo?'”

O funcionário dos EUA entregou-lhe um boletim informativo para funcionários públicos. “Estou apenas olhando o resultado do beisebol de Connecticut ou algo assim.”

Sentado no avião, não houve bate-papo, mas em algum momento perguntaram se ele estava com fome. Ahmad disse que sim. 

“Então eles vieram e me deram esse pacote de MRE: refeições prontas para comer. Um grande pacote. Eles desabotoaram uma das algemas da minha mão direita só para eu poder comer.”

“O trabalho dele é bater papo, tentar arrancar informações de você.”

Enquanto ele comia, um oficial de segurança interna apareceu e sentou-se à sua frente. “O trabalho dele é bater papo, tentar arrancar informações de você e fazer com que você dê algum tipo de confissão, que mais tarde ele arquiva como uma declaração para usar contra você”, diz Ahmad.

“Eu conversava um pouco e sempre que surgia alguma coisa relacionada ao caso eu apenas dizia 'olha, me desculpe, não posso falar sobre isso'”. 

Ahmad diz que o oficial estava usando a técnica do “policial bom”. “Ele estava tentando fazer uma conexão, falando sobre infância, que é apenas uma conversa normal, como dois estranhos tendo uma conversa normal. Eles fazem isso para deixar você confortável. Mas a razão subjacente obviamente não é bater um papo, mas sim construir uma conexão para que você se abra e seja capaz de responder às perguntas deles.”

O responsável norte-americano disse a Ahmad que o investiga há 11 anos e que fez 30 viagens ao Reino Unido para esse fim. 

“Então ele me disse que estava na Grã-Bretanha há cinco dias, esperando o término do meu processo judicial. 'Eu até perdi o novo episódio de Homeland', disse ele, 'porque estava passando por isso. Você me fez sentir falta disso. Meio piada, meio sério.”

Ahmad diz que em algum momento ficou cansado e disse que queria se deitar. 

“Eles me deixaram deitar no chão, mas foi difícil”, diz ele. “Acho que não dormi. Foi muito difícil ficar confortável porque você não consegue se esticar e fica algemado. Então, de qualquer maneira que eu tentasse, não foi possível.”

Garantias

Alguém que poderá em breve estar no lugar de Ahmad, algemado e num avião para os EUA, é o jornalista australiano Julian Assange. 

Em Janeiro de 2021, a juíza distrital Vanessa Baraitser bloqueou a extradição do Reino Unido, dizendo que tal medida seria “opressiva” devido à saúde mental do fundador do WikiLeaks.

Foi dada aos EUA a oportunidade de recorrer e a decisão de Baraitser foi então anulada pelo Chefe de Justiça Ian Burnett, que aceitou as garantias dos EUA sobre o tratamento de Assange. Esse juiz foi um “ bom amigo ” de 40 anos do ministro britânico que orquestrou a captura de Assange em Abril de 2019. 

“É basicamente uma extradição pela diplomacia sem a devida supervisão nos tribunais.”

Jennifer Robinson, advogada de Assange na Grã-Bretanha desde o início dos seus problemas jurídicos, disse-me: “Os EUA não contestaram as conclusões médicas, por isso a conclusão médica e as provas permanecem as mesmas, ou seja, se ele for extraditado para condições de isolamento, ele será levado a cometer suicídio.” 

Os EUA, no entanto, ofereceram “garantias” de que não o colocariam sob esse tipo de condições de prisão.

“É uma garantia condicional”, diz Robinson, “o que significa que a qualquer momento, quando ele estiver na prisão dos EUA, os serviços de inteligência poderão decidir que ele fez algo que justifica a aplicação dessas condições de prisão”.

Isso é extremamente preocupante, acrescenta ela. “Há agências que tentaram sequestrá-lo e matá-lo e que teriam o poder de colocá-lo sob esse tipo de condições de isolamento, sem qualquer capacidade real de nossa parte para revisá-lo judicialmente. E ele ficaria preso nessas condições.”

As garantias dos EUA vieram após o encerramento do processo, mas o tribunal de Londres aceitou-as e dispensou-as. 

“É basicamente uma extradição pela diplomacia sem a devida supervisão dos tribunais”, diz Robinson. 

Nos E.U.A

Ahmad pousou nos EUA na manhã de 6 de outubro de 2012. Na época, ele não tinha ideia de onde havia pousado. 

“Entrei em algum tipo de carro e dirigimos. Depois de cerca de 20 minutos paramos e saímos”, diz ele. 

“Eu pude ouvir um barulho e percebi que estou em algum tipo de armazém ou lugar tipo prisão. Naquele momento, percebi como era doloroso andar algemado. Estava irritando meu tendão de Aquiles, então realmente diminuí a velocidade. Obviamente mais tarde você aprende a fazer, mas foi a minha primeira vez e eu não sabia. Eu realmente embaralhei lentamente, lentamente, lentamente.” 

“Percebi como era doloroso andar com algemas. Estava irritando meu tendão de Aquiles.”

Ahmad então subiu no elevador e chegou a uma cela. Eles tiraram as algemas e as algemas e, em seguida, removeram a máscara de esqui e os protetores de ouvido que colocaram nele ao pousar. Ahmad estava no tribunal federal de New Haven. Eram cerca de três da manhã.  

“Eles nos tiraram fotos e impressões digitais e depois nos colocaram de volta naquela cela. Disseram: ‘você tem audiência às 8h’”, conta.

Ahmad não conseguiu dormir pela segunda noite consecutiva. “Por volta das 7h30 os meus advogados vieram ver-me numa visita fechada, por isso há um ecrã de vidro, e os meus advogados estão lá. Falei com meus advogados e depois houve uma audiência.” 

Após aquela audiência, agora por volta das 10h, ele foi colocado em um SUV.

“Partimos neste comboio de talvez oito SUVs”, diz ele. “E esses caras, você sabe como são os americanos, quando fazem alguma coisa, é sempre extra. Os caras têm, tipo, metralhadoras. Tudo isso parece forças especiais.” 

O supermáximo

Depois de uma hora chegaram a uma prisão. O advogado de Ahmad disse que ele iria ao supermercado estadual em Connecticut.

Uma vez dentro da recepção do presídio, ele foi levado para exame médico. Os policiais foram obrigados a esperar do lado de fora.

“Entro nesta sala e há três enfermeiras lá”, diz Ahmad. 

“Conversa normal e amigável, repassando meu histórico médico, verificando meus olhos, ouvidos, boca, o que quer que seja. Então, quando o policial veio me buscar, ele olhou para a enfermeira-chefe e meio que piscou ou acenou com a cabeça para ela, e ela respondeu com a cabeça. Ela diz, ‘sim, status’. 

“Uma pessoa estava filmando e oito caras gritavam comandos e ordens em uníssono.”

“Eu não sabia o que isso significava, mas depois entendi que ela estava dizendo a ele para me colocar sob vigilância contra suicídio, que é basicamente uma cela de punição. A saúde tem que tomar essa decisão. Então isso foi uma farsa porque não havia motivo para eu ir para lá, eu estava totalmente em conformidade. Ela olhou para o cara e disse ‘status’”.

Ahmad continua: “Então sou levado para esta cela. Assim que cheguei lá, uma pessoa estava filmando e oito caras gritavam comandos e ordens em uníssono. 'Ok, esquerda. Ok, moderação'. Eles estavam gritando ordens militares e me colocaram contra a parede e literalmente me despiram completamente. E tudo isso está em vídeo.”

Ahmad, que não havia dormido, ficou em completo estado de choque. 

“No Reino Unido, você nunca fica totalmente nu”, diz ele. “Eles fazem a metade inferior ou a metade superior, e na verdade não fazem isso à força, a menos que seja uma questão de segurança. Então eu pensei, ‘que diabos?'”

Chinelos de papel

Depois colocaram chinelos de papel em Ahmad e um avental anti-suicídio que cobria seu torso até os joelhos. "E é isso. Isso é tudo que tenho, além das algemas.”

Eles o levaram por um longo corredor curvado sob controle, de modo que sua cabeça ficasse abaixo da cintura.

“Eles me jogaram nesta cela e a primeira coisa que notei foi o cheiro, era como um cheiro de infestação de fezes, também era absolutamente gelado”, diz ele. “Lembro-me da primeira coisa que perguntei ao cara do status: 'Posso comer alguma coisa?' Ele apenas riu e disse 'você será alimentado'. E é isso. Eles fecharam a porta e pronto. Eles se foram."

Não havia nada na cela, exceto duas tiras de papel higiênico. A água ficou 60 segundos ligada e cinco minutos desligada, lembra Ahmad. 

“Se eu olhasse para fora da pequena janela de 3 x 6 polegadas, na parede traseira, posso ver apenas concreto.”

“Se eu olhasse para fora da pequena janela de 3×6 polegadas, na parede traseira, posso ver apenas concreto. Não há vista, não há nada lá. Depois, há outra janela de faixa, de 3×6 polegadas na porta voltada para o interior da unidade prisional. E há todos esses espelhos ali e há um pequeno relógio que posso ver.”

Ahmad estava cansado e havia uma cama com colchão de plástico. “Eu me enrolo como um feto porque está absolutamente gelado”, diz Ahmad. “Dormi um pouco e levantei. A certa altura chegou a hora da comida e eles vieram e me deram um saco de papel com comida. A comida estava em uma xícara de café e eu perguntei ao cara: ‘Posso pegar uma colher?'”

O oficial disse que não era permitido. 

“Tive que comer com a mão como um animal. E isso tudo por causa do status, é a questão do castigo. Você tem que comer assim. Eu não sabia qual era a comida. Acabei de comer. Parte de mim estava pensando: isso é carne ou não? Eu não como carne que não seja halal. Mas eu acabei de comer. Eu nem sabia que eles poderiam ter cuspido nele ou algo assim, mas eu estava com muita fome. E a cela cheirava a fezes, e estou descalço e, claro, não tem sabão.”

Incógnitas desconhecidas

Ahmad, a essa altura, não tinha ideia de quanto tempo ficaria nesta cela. Podem ser 10 dias. Podem ser 10 anos. “Eu não tinha ideia de nada”, diz ele. 

“Estou nesta cela e a primeira coisa que me lembro é uma coisa que Nelson Mandela disse: que os anos passam como minutos na prisão, mas os minutos passam como anos. E lembro que continuei indo até a porta e olhando aquele relógio digital. E estou pensando que já se passaram várias horas, mas já se passaram uns 10 minutos.”

A certa altura, uma enfermeira de saúde mental passou pela sua cela. 

“Ela ficou parada por um momento lendo algo fora da minha cela e olhando para mim com nojo enquanto fazia isso”, diz Ahmad. “Mais tarde percebi que havia uma folha de papel à minha porta que listava todas as acusações contra mim. Então perguntei a ela como eu poderia lidar com a situação, já que não tinha nada na minha cela, nada para fazer ou ler, nada para ver e ninguém com quem conversar. 'Você poderia tentar a visualização', ela riu e seguiu seu caminho. Isso era o que eles queriam dizer com apoio à saúde mental.”

Na manhã seguinte, um novo funcionário da prisão veio à sua cela. 

“Ele era um oficial racista e hostil”, disse-me Ahmad. “Ele gritava: 'vocês são o terrorista', e gritava bem alto para os outros prisioneiros 'ele tentou nos explodir, tentou matar americanos'. Então ele disse: ‘Vou lhe dar uma lição, por que você tentou nos explodir?’”

“Eu estava ali parado e de repente foi como se meu peito começasse a desmoronar.”

Ahmad tentou explicar-lhe que era uma pessoa diferente, não ele. 

“Ele fica tipo 'sim, sim, tanto faz, fale inglês'. Ele era abertamente racista. No Reino Unido, eles tendem a esconder o seu racismo, mas na América você sabe onde está, o que eu realmente prefiro.”

Um dia depois de chegar à prisão, Ahmad teve um ataque de pânico.

“Essa foi a única vez na minha vida que tive um”, diz ele. “Essa foi a primeira e última vez que isso aconteceu comigo. Eu estava ali parado e de repente foi como se meu peito começasse a desmoronar. Estou de pé e começo a hiperventilar e meus músculos ficam tensos, e entro nesse estado, é como se estivesse me afogando, mas não estou.”

Ele diz que a única razão pela qual consegue falar sobre isso agora é porque fez terapia de dessensibilização e reprocessamento dos movimentos oculares (EMDR) para resolver o problema. 

“Posso falar com você agora sem qualquer resposta fisiológica”, diz Ahmad. “Mas foi assustador. Acho que foi a compreensão que me ocorreu: 'oh, meu Deus, é isso'”.

Ele continua: “Com todas estas garantias, serei tratado com humanidade e as prisões dos EUA são iguais às prisões do Reino Unido e ele será tratado de forma justa e justa. Tudo isso era um lixo completo. Foi tudo uma farsa, foi tudo mentira. Eu estava pensando comigo mesmo 'é isso'. Vou ficar nesta cela pelo resto da minha vida.”

Ahmad não tinha ideia de como lidar com o ataque de pânico.

"Não havia ninguém lá. Eu não conseguia falar com ninguém. Eu nem sabia como lidar com a respiração. Respirar pode tirar você dessa situação. Então comecei a recitar alguns versículos do Alcorão que havia memorizado e, eventualmente, isso me fez sair dali e me acalmou.”

CIA e política

John Kiriakou foi oficial da CIA de 1990 a 2004 antes de sair e denunciar o programa de tortura da agência durante a chamada Guerra ao Terror. Desde então, Kiriakou tornou-se um defensor declarado da batalha de Julian Assange pela sua vida face à perseguição por parte do seu antigo empregador.

“Uma das coisas que muitas pessoas não entendem é que, no sistema americano, mesmo que a promotoria queira desistir do caso, o que eles fazem primeiro é consultar a 'vítima' para ver se está tudo bem para a vítima se o caso é descartado. Nesse caso, a vítima seria a CIA”, conta. 

“Não posso deixar de pensar que se o lançamento do Vault 7 não tivesse ocorrido, e com [o ex-diretor da CIA Mike] Pompeo fora de cena, não acho que alguém realmente se importaria se o caso contra Julian fosse para ser abandonado, mas ele os envergonhou, e há um desejo tão profundo de vingança que é como se eles não conseguissem se controlar.”

Vault 7 é uma série de documentos que o WikiLeaks começou a publicar em março de 2017, detalhando as capacidades da CIA para realizar vigilância eletrônica e guerra cibernética. Kiriakou diz que, como resultado, os altos escalões da CIA orientarão a política executiva sobre a perseguição de Assange.

“Não creio que essas decisões sejam tomadas no vácuo no Departamento de Justiça.”

“Num caso como este, essa conversa só aconteceria no topo”, diz ele. “Portanto, estamos falando do diretor, do vice-diretor, do vice-diretor de operações, do conselheiro geral, talvez do vice-diretor de contra-espionagem. É um grupo muito pequeno de pessoas que estaria tendo essa conversa.”

A CIA é incrivelmente poderosa, acrescenta Kiriakou. “É especialmente poderoso dentro da burocracia federal. Não creio que estas decisões sejam tomadas no vácuo no Departamento de Justiça. Estas decisões são tomadas em torno de uma mesa de conferências no Conselho de Segurança Nacional. E não podemos fingir que [o procurador-geral] Merrick Garland é independente e que o Departamento de Justiça é independente de influências externas. Sabemos que isso simplesmente não é verdade.”

Quando o Presidente Joe Biden nomeou Bill Burns como seu diretor da CIA, Kiriakou permitiu-se alguma esperança para Assange. 

“Eu estava otimista em relação a Bill Burns porque ele é um diplomata de carreira e um pacificador e, com exceção do tempo que passou como vice-secretário de Estado, ele não era um consumidor regular de inteligência, então não havia vínculo entre Bill Burns. e a comunidade de inteligência”, Kiriakou me disse. 

“Eu pensei, bem, pela primeira vez, na verdade, desde que o almirante Stansfield Turner foi o diretor de Jimmy Carter, este é um cara que é independente da CIA, que é capaz de fazer seus próprios julgamentos e chegar às suas próprias conclusões. . Você sabe, temo que, pelo menos no caso Assange, isso simplesmente não seja verdade, porque se Bill Burns fosse até Merrick Garland e dissesse, olhe, não houve danos à segurança nacional, acho que Garland teria não há problema em desistir do caso.

Kiriakou diz que não consegue acreditar que Biden queira enfrentar a imprensa.

“Parece-me que há pessoas muito poderosas, provavelmente tanto na CIA como no Departamento de Justiça, que dizem, você sabe, foda-se a primeira emenda da Constituição.”

A costura legal

Kiriakou também não está optimista quanto às possibilidades de Assange no sistema jurídico dos EUA. 

“Inicialmente, o que vai acontecer é que ele será levado para o que é chamado de prisão federal em Alexandria, Virgínia”, diz ele. “É usado para abrigar prisioneiros que aguardam julgamento no distrito leste da Virgínia, no tribunal federal de lá. Há pessoas aguardando julgamento por crimes tão pequenos quanto tentar fazer um boquete em um policial disfarçado em um monumento nacional, alguém com quem compartilhei uma cela por um breve período fez isso, mas isso vale para El Chapo e todos os demais.”

Enquanto aguarda julgamento, provavelmente será tratado como qualquer outra pessoa, diz Kiriakou. 

“Uma coisa importante aqui é que os promotores americanos prometeram repetidamente ao governo britânico que não colocariam Julian em confinamento solitário. Isso é uma completa e total besteira, porque não cabe aos promotores do Departamento de Justiça decidir quem vai para a solitária. Esse é o domínio exclusivo do Federal Bureau of Prisons. Os promotores que prometem não colocar Julian na solitária são como você ou eu prometendo não colocar Julian na solitária. Esse é o peso que essas promessas têm.”

“Eles acusam todo mundo no distrito leste da Virgínia porque é o distrito de origem da CIA.”

Assange também não conseguirá justiça nos EUA, diz Kiriakou.

“Não creio que ele tenha chance de um julgamento justo por alguns motivos”, diz ele. 

“O número um é o fato de que este é o distrito oriental da Virgínia. É chamado de tribunal de espionagem porque nenhum réu de segurança nacional ganhou um caso lá. Fui cobrado lá. [O denunciante da CIA] Jeffrey Sterling foi acusado lá. Edward Snowden foi acusado lá. Eles acusam todo mundo no distrito leste da Virgínia, quase todo mundo, porque é o distrito de origem da CIA.”

Ele continua: “O júri será composto por pessoas que trabalham ou têm parentes que trabalham para a CIA, o Pentágono, o Departamento de Segurança Interna, o FBI e dezenas de prestadores de serviços da comunidade de inteligência. Portanto, é impossível conseguir um júri que não seja tendencioso.”

A segunda razão é o chamado “empilhamento de carga”, diz Kiriakou. “Digamos que talvez você tenha cometido um crime. Em vez de acusá-lo por esse crime, eles vão acusá-lo por 20 crimes, e então voltarão para você depois que você tiver sido devidamente suavizado e dirão: ok, retiraremos todas as acusações, exceto uma ou duas , se você se declarar culpado.

Os truques

Babar Ahmad permaneceu na cela de punição por três dias após seu ataque de pânico. Então um médico veio examiná-lo. “Era um médico afro-americano e ele apenas balançava a cabeça”, diz Ahmad. “Ele me disse: 'Não sei por que colocaram você aqui' e disse que iria me tirar de lá. Ele apenas continuou balançando a cabeça. Ele conhecia os truques que eles pregavam.”

O médico levou Ahmad para outra cela com mais algumas coisas, incluindo alguns macacões e camisetas, algumas toalhas e um cobertor. Mas ainda era um confinamento solitário.  

“Mas um prisioneiro, que na verdade era um cara decente, me procurou”, diz Ahmad. “Eu não sabia como ele era, mas ele apenas gritou meu número de celular. Ele disse, ‘ei, 109, como você está, irmão? Qual é o seu nome, de onde você vem?'”

Ele deu a Ahmad algumas informações sobre a rotina na prisão e finalmente conseguiu enviar-lhe algum material de leitura, o que ia contra as regras.

“Ele me enviou alguns livros. Acho que também recebi uma Bíblia do capelão. Eu li a Bíblia de capa a capa. A maior parte foi nessas semanas iniciais.”

Ahmad permaneceu naquela prisão por dois anos. 

“O exercício era em uma gaiola subterrânea para cães, com cerca de quatro degraus por dois degraus.”

“Fui mantido no corredor da morte em Connecticut”, diz ele. “O regime lá era muito duro. Confinamento solitário completo durante todo o dia e noite. Nenhuma associação com qualquer outro prisioneiro durante dois anos. Uma revista completa e humilhante, incluindo cavidades corporais, toda vez que você sai da cela, mesmo que seja para o chuveiro a dois metros de distância.”

Ele fazia uma hora de exercícios três vezes por semana. 

“Estava em uma gaiola subterrânea para cães, com cerca de quatro degraus por dois degraus, e havia três gaiolas lado a lado”, diz ele. “Então você pode conversar com os presos que são os outros dois presos que estão lá com você, você pode conversar com eles sem restrições. Mas foi isso.

Pergunto a Ahmad como ele não perdeu a cabeça.

“Bem, é insuportável. E muitas pessoas perderam a cabeça, e há muitas pessoas com graves problemas de saúde mental, pessoas que falam sozinhas, pessoas que gritam e batem o dia todo, a noite toda. As pessoas se machucam. Há tentativas de suicídio o tempo todo. Uma semana testemunhei três tentativas de suicídio em um dia.”

Ele continua: “Além disso, há prisioneiros que mataram seus companheiros de cela e os espancaram até a morte dentro da própria cela. No meu caso, acho que em parte foi minha religião, minha fé. Não sei, eles têm esses chavões, resiliência e tudo mais, mas você apenas tenta o seu melhor para sobreviver, não é?”

Ahmad foi libertado da prisão nos EUA em julho de 2015, depois de ter sido condenado a 12 anos e meio por fornecer apoio material, através de dois artigos publicados no seu website, ao governo talibã, numa altura em que estes abrigavam Osama bin Laden.

O governo dos EUA pediu o dobro desta sentença, mas a sentença surpreendentemente branda significou que Ahmad foi libertado em poucos meses devido ao tempo cumprido.

É improvável que Julian Assange obtenha tal clemência do sistema judicial dos EUA, e a sua experiência na prisão será provavelmente ainda mais punitiva do que a de Ahmad. 

“Acho que Assange ficará pior do que eu na prisão americana”, diz Ahmad. “As garantias que dão sobre o acesso aos cuidados de saúde são tudo uma farsa. Nada disso se aplica quando você está lá.” Ele faz uma pausa. “É claro que o suicídio é um risco muito real.”

* Matt Kennard é investigador-chefe da Declassified UK. Ele foi bolsista e depois diretor do Centro de Jornalismo Investigativo de Londres. Siga-o no Twitter @kennardmatt

VEJA MAIS ARTIGOS de Matt Kennard em Declassified UK

Sem comentários:

Mais lidas da semana