sexta-feira, 29 de março de 2024

Rússia substituirá cereais ucranianos sem custos para países africanos – Putin

Sputnik Globe| # Traduzido em português do Brasil

MOSCOVO (Sputnik) Um total de 32,8 milhões de toneladas de carga foram exportadas da Ucrânia durante o ano do acordo de grãos, com mais de 70% indo para países de alta renda, principalmente a União Europeia, disse o presidente russo, Vladimir Putin, na quinta-feira.

"Durante quase um ano ao abrigo deste chamado acordo, um total de 32,8 milhões de toneladas de carga foram exportadas da Ucrânia, das quais mais de 70%, queridos amigos, foram para países com rendimentos elevados e acima da média, principalmente para a UE ", disse Putin numa sessão plenária da Cimeira Rússia-África, observando que o acordo de cereais visava inicialmente garantir a segurança alimentar global, reduzir a ameaça da fome e ajudar os países mais pobres, incluindo os africanos.

Ao mesmo tempo, disse Putin, a Etiópia, o Sudão, a Somália e vários outros países representaram menos de 3% do total das exportações, ou menos de 1 milhão de toneladas.

Sobre as perspectivas da crise alimentar global

A Rússia está a fazer todos os esforços para evitar uma crise alimentar global, disse o presidente Vladimir Putin na quinta-feira durante uma sessão plenária da cimeira Rússia-África.

"Esforçamo-nos por participar activamente na formação de um sistema mais equitativo de distribuição de recursos, estamos a fazer todos os esforços para evitar uma crise alimentar global ", disse Putin, acrescentando que a Rússia compreende a importância do" fornecimento ininterrupto de alimentos" a África. , e prestará atenção especial a isso.

Putin acrescentou que a Rússia está pronta para entregar gratuitamente entre 25.000 e 50.000 toneladas de grãos para Burkina Faso, Mali, Eritreia e vários outros países africanos.

"Para ser mais específico, gostaria de acrescentar que nos próximos meses, nos próximos três a quatro meses, estaremos prontos para fornecer ao Burkina Faso, ao Zimbabué, ao Mali, à Somália, à República Centro-Africana e à Eritreia, entre 25.000 e 50.000 toneladas de cereais. de graça. Garantiremos a entrega gratuita desta produção também aos consumidores ", disse Putin na sessão plenária da cimeira Rússia-África.

O presidente também disse que a Rússia está pronta "para substituir os grãos da Ucrânia" comercialmente e "como uma doação aos países africanos mais necessitados".

Segundo Putin, o Ocidente cria obstruções ao fornecimento gratuito de fertilizantes russos às nações africanas e ao fornecimento de cereais russos ao continente. Ao mesmo tempo, o Ocidente culpa Moscovo por isso, acrescentou Putin.

Sobre as entregas de grãos da Rússia para a África

A Rússia entregou 11,5 milhões de toneladas de cereais aos países africanos em 2022 e quase 10 milhões de toneladas nos primeiros seis meses deste ano, apesar das sanções às exportações russas, sublinhou Vladimir Putin.

"Quanto aos cereais, a Rússia entregou 11,5 milhões de toneladas a África em 2022, e apenas nos primeiros seis meses deste ano — já quase 10 milhões de toneladas. E isto apesar das sanções ilegais impostas às nossas exportações, que prejudicam seriamente o fornecimento de A comida russa complica o transporte, a logística, os seguros e a transferência de pagamentos bancários ", disse Putin na sessão plenária da Cimeira Rússia-África em São Petersburgo.

Sobre a Soberania Alimentar Africana

Os países africanos poderiam tornar-se produtores e até mesmo exportadores de alimentos, obtendo as tecnologias necessárias, com a Rússia apenas apoiando esses esforços, disse o presidente russo, Vladimir Putin.

"Na verdade, temos a certeza de que, ao implementar certas tecnologias agrícolas e à correcta organização da produção agrícola, África poderá não só alimentar-se, garantir a sua própria segurança alimentar, mas também será capaz de se tornar exportadora de diferentes tipos de bens", disse Putin. na sessão plenária da cimeira Rússia-África.

O presidente sublinhou ainda que discutiu a transferência de tecnologias de produção agrícola numa reunião com colegas africanos.

Sobre o Desenvolvimento de Infraestruturas Africanas

Neste momento, 30 projetos energéticos promissores com participação russa estão a ser desenvolvidos em 16 países africanos, disse o presidente Vladimir Putin na quinta-feira.

"Mais de 30 projetos energéticos promissores com participação russa em 16 estados africanos estão atualmente em vários estágios de desenvolvimento ", disse Putin na sessão plenária da cimeira Rússia-África, acrescentando que a capacidade total desses projetos é de aproximadamente 3,7 gigawatts.

Moscou espera que uma zona industrial russa seja lançada na área do Canal de Suez, no Egito, num futuro próximo, acrescentou Vladimir Putin.

"No Egito, falei ontem com um colega, com o presidente [Abdel Fatah] Sisi, estamos discutindo [esta questão] e espero que lancemos uma zona industrial russa na área do Canal de Suez num futuro próximo ", disse Putin em a cimeira Rússia-África.

Sobre a Parceria Económica Russo-Africana

A Rússia e a África são capazes de aumentar significativamente o comércio mútuo num futuro próximo, disse o presidente russo, Vladimir Putin, na quinta-feira.

"Gostaria de salientar que o comércio entre a Rússia e África atingiu 18 mil milhões de dólares no ano passado. É um dos resultados óbvios da cimeira Rússia-África em Sochi. Tenho a certeza de que todos seremos capazes de aumentar o comércio de forma mais significativa num futuro próximo. ", disse Putin na sessão plenária da cimeira Rússia-África.

Vladimir Putin acrescentou que o potencial de África é óbvio e que a Rússia está interessada em aprofundar ainda mais os laços com o continente.

"O potencial de África é óbvio para todos, por exemplo, a taxa média de crescimento anual do PIB do continente nos últimos 20 anos, 4% e 4,5% ao ano, excede as globais", disse Putin na sessão plenária da Rússia- Cimeira de África.

O presidente acrescentou que a Rússia está interessada em aprofundar os laços comerciais e humanitários com África.

A Rússia aumentou as suas exportações de petróleo bruto, produtos petrolíferos e gás natural liquefeito para países africanos em 2,6 vezes nos últimos dois anos, sublinhou Vladimir Putin.

"Nos últimos dois anos, as exportações russas de petróleo, produtos petrolíferos e gás natural liquefeito para África aumentaram 2,6 vezes ", disse Putin.

Ler/Ver em Sputnik Globe:

10º Aniversário do Golpe Euromaidan na Ucrânia

Finalmente? A mídia do Reino Unido critica o apoio do Ocidente ao golpe de Euromaidan e ao conflito na Ucrânia

Golpe sangrento de Maidan na Ucrânia: veja como tudo começou

Quais as empresas ocidentais que sofreram mais com o rompimento com a Rússia?

USAID:a ferramenta de mudança de regime mais cínica do imperialismo dos EUA - analista 

Sem comentários:

Mais lidas da semana