quinta-feira, 7 de junho de 2012

Timor-Leste no caminho para o desenvolvimento e prosperidade - Ameerah Haq



MSE - Lusa

Díli, 06 jun (Lusa) - A representante do secretário-geral da ONU em Timor-Leste, Ameerah Haq, que termina funções no sábado, disse hoje que o país está no caminho para o desenvolvimento e prosperidade.

"Deixo Timor-Leste confiante. O país está no caminho certo e esta jovem nação mostrou ao mundo que com a combinação certa de liderança, visão, oposição política responsável, igreja e sociedade civil, está no caminho para o desenvolvimento e prosperidade", afirmou Ameerah Haq.

Ameerah Haq falava na sede da Missão Integrada da ONU em Timor-Leste, em Díli, onde proferiu as últimas declarações à imprensa como representante do secretário-geral da ONU para o país.

"Apesar de estar triste, deixo Timor-Leste com confiança no futuro desta Nação. Tive o privilégio de acompanhar as bem sucedidas eleições presidenciais, acompanhar a cerimónia do 10 aniversário da restauração da independência (...) de ver a democracia em ação e o fortalecimento das instituições", acrescentou.

Nas declarações à imprensa, Ameerah Haq destacou também o trabalho da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), que considerou forte.

"Para mim, o grande teste à capacidade da PNTL ocorreu durante as eleições presidenciais e todas as pessoas elogiaram o seu papel", disse, acrescentando que a polícia timorense demonstrou capacidade para garantir a segurança durante um evento chave para o país.

Ameerah Haq viaja no sábado para Nova Iorque para ocupar o cargo de subsecretária-geral do departamento das Nações Unidas de apoio às missões de campo na sede da organização.

Ameerah Haq, do Bangladesh, foi nomeada em 2009 representante do secretário-geral da ONU para Timor-Leste, depois de ter realizado missões no Sudão e no Afeganistão.

A chefia da UNMIT, cujo mandato termina em dezembro, será assumida pelo "número dois" da missão, o dinamarquês Finn Reske-Nielsen.

Sem comentários:

Mais lidas da semana