quinta-feira, 7 de junho de 2012

Timor/Eleições: Secretário-geral da ONU pede legislativas pacíficas e transparentes



SIC Notícias - Lusa

Díli, 07 jun (Lusa) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, apelou hoje aos políticos e eleitores de Timor-Leste, que vão participar nas legislativas de 07 de julho, para garantirem eleições pacíficas e transparentes.

"Com o início da campanha eleitoral para as eleições legislativas, peço a todos os timorenses para garantirem um escrutínio credível, transparente e pacífico", refere Ban Ki-Moon, numa mensagem distribuída à imprensa.
 
Na campanha eleitoral para as legislativas, que começou na terça-feira e termina a 04 de julho, participam 18 partidos e três coligações.

Opinião Página Global

Mari Alkatiri tem sido ameaçado de morte. Não há fumo sem fogo. Que há alguma coisa há. A ONU afirma-se preocupada com as ameaças de morte ao líder do principal partido político timorense. Página Global sabe desde há semanas atrás que elementos da ONU vêm alertando Mari Alkatiri para a eventualidade de um atentado à sua vida. É a versão que corre e parece que com alguns fundamentos. Na passada segunda-feira, a poucas horas do início da campanha eleitoral, uma ameaça surgiu por SMS ao telemóvel de Alkatiri, antes a polícia timorense anunciou que ia reduzir os elementos de segurança ao serviço do secretário-geral da Fretilin. Da Indonésia surgem rumores de que mafiosos estão envolvidos no processo de atentar contra a vida daquele histórico líder timorense. Por outro lado há os que consideram que tudo não passa de pressões para atemorizar a Fretilin e sobretudo Alkatiri de modo a limitar as suas ações na campanha eleitoral.

Entretanto, em Timor-Leste, a Fretilin e Mari Alkatiri continuam com o seu programa de ação anteriormente delineado para esta campanha eleitoral, não se desviando nem um milímetro do estabelecido. Há notícias em tétum sobre o tema mas que para português não são traduzidas. A Lusa deixa passar ao lado um tema que pode vir a ser fulcral para a avaliação que todos devemos ter sobre as ações de determinados criminosos que enxameiam a cena politico-partidária timorense. Depois, se acaso acontecer um atentado e houver vítima (ou vítimas) o que dirá a Lusa que está em Timor-Leste supostamente a fazer a cobertura da atualidade?

No final de tudo prevalece a coragem de um homem e de um partido político timorense que tem a história da libertação de Timor-Leste a seu favor e a seu lado, que é o partido mais votado em todas as eleições realizadas no país.

A Lusa está ao serviço de alguém em especial ou ao serviço da informação a que devemos ter acesso e a que temos direito? O que tem dito Alkatiri sobre o tema? O que tem feito? Em português, tirando o Timor Hau Nian Doben e o Página Global, nada mais conhecemos que leve ao mundo esta tenebrosa operação de intimidação. São só rumores, sem consistência. Alegarão. Mesmo que sejam rumores encontram eco na ONU, um SMS é prova material, o anúncio de redução da segurança por parte da polícia de Xanana-Longuinhos também é para tomar em consideração… Qual a razão? Está inserido em que perspetiva? A Lusa assobia para o lado. Se acaso fosse Xanana Gusmão o ameaçado como trataria a Lusa o assunto? Pois.

Nem passa pela cabeça deste modesto palavroso que opina que a responsabilidade do silencio é de quem da Lusa está de caneta em riste a reportar a atualidade timorense, porque aceita que é muito mais provável que seja em Lisboa, na Luz, que tudo está a ser decidido pelo silêncio… Ou não será? Se não, que esclareçam. Assim é que não é trabalho que possamos considerar decente. (Redação PG – AV)

7 comentários:

Anónimo disse...

ONU alerta Mari Alkatiri ou Mari Alkatiri alerta a ONU.Cuidado com o que dizem e vejam bem quem são as vossas "fontes".

Página Global disse...

Está correto o que está escrito. ONU ALERTA ALKATIRI... Em PG sabiamos das ameaças e outros factos há cerca de duas semanas. Sim, a ONU em off alertou Alkatiri, recomendando-lhe reforço da segurança... e mais não podemos por agora adiantar por razões de respeito e compromissos com as fontes.

Em PG nunca se deixou de ter o devido cuidado com assuntos tão importantes em que estão vida de pessoas em causa. Nem que fosse Xanana Gusmão, em vez de Alkatiri, qualquer pessoa, tomariamos esta postura. Ninguém tem o direito de decidir sobre a vida ou morte de outro ser humano, nem a merda de um juíz que se ache nesse direito (e por isso é merda de pessoa). Somente a natureza. Somos assim por aqui.

Obrigado AV

Anónimo disse...

Fontes da mentira.O que este blog não faz para se sentir bem com ele próprio.Perguntem então ao Mari Alkatiri?

Anónimo disse...

“O que este blog não faz para se sentir bem com ele próprio.”

Ao contrário! Você se sentiu que o plano foi divulgado por este blog e por isso você se sente mal por isso.

Anónimo disse...

Escreve muito mas nao diz nada.Repete-se e repete-se e nada.

Anónimo disse...

As fontes deles são o timor hau nia doben,e'so' ler um e o outro e este copia o que a Rosario Pedruco escreveu e diz mais umas mentiras e ganhou o dia. O outro blog escreve primeiro e este acrescenta poucas coisas e faz uma " nova" noticia.Nem imaginação tem para mais.Coitados.

Página Global disse...

Isso quer dizer que o Timor H.N.Doben tem razão? Deve ser. Vocês o que revelam é que são uns animaizinhos estúpidos com tendências e apologias criminosas da seita que apoiam e que nem sequer têm respeito pela vida dos vossos semelhantes. Algo que aprenderam com os bapas. esses que afinal querem assassinar os que querem justiça social, justiça de facto e democracia para Timor-Leste. Traidores de inumeros heróis que foram assassinados em defesa de uma causa que vos permite agora roubar num país que só é independente pela força do povo que desprezam. Ganhem patriotismo. Sejam justos. Deixem-se de ser estúpidos e de cariz criminoso. Basta de conversa fiada miudagem, seus bapas traidores!

ALM

Mais lidas da semana