sábado, 29 de setembro de 2012

Portugal - Arménio Carlos: “SE O GOVERNO NÃO OUVIR A BEM, OUVE A MAL”



Expresso

Secretário geral da CGTP discursou no "Terreiro do Povo", após a "maior jornada de luta dos últimos anos" e diz que "o povo está a perder o medo". Greve geral pode ser marcada nos próximos dias.

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, garantiu no Terreiro do Paço, em Lisboa, que a manifestação de hoje foi a "maior jornada de luta dos últimos anos", organizada pela Intersindical Nacional, e anunciou a realização de uma greve geral para breve.

Num palanque montado no Terreiro do Paço, que hoje é apelidado de "Terreiro do Povo", Arménio Carlos garantiu que o "povo está a perder o medo".

"Eles têm medo que o povo perca o medo. O povo está a perder o medo e a mostrar que quer ir para a frente, lutar pelo presente e salvaguardar o futuro das gerações", defendeu.

Referindo várias lutas de empresas, o sindicalista avisou: se o Governo "não ouvir a bem, ouve a mal o povo, com a exigência da sua demissão e alteração de políticas".

Arménio Carlos reafirmou que a CGTP "não aceitará medidas de redução dos salários e pensões nem um cêntimo que seja".

Milhares de pessoas em protesto

Milhares de pessoas desfilam pelas ruas que ligam o Rossio e a Praça da Figueira ao Terreiro do Paço, gritando palavras de ordem e buzinando num percurso por vezes difícil de fazer.

A meio da Rua da Prata a elevada concentração de manifestantes dificulta o acesso ao Terreiro do Paço.

Bandeiras do sindicato dos professores do norte, bandeiras negras e cartazes feitos à mão marcam o cenário daquela artéria, um pouco diferente da imagem do Terreiro do Paço, onde as bandeiras vermelhas da CGTP se destacam.

Há milhares de pessoas entre os Restauradores, o Terreiro do Paço e o Campo das Cebolas, para a manifestação convocada pela CGTP, que teve início às 15h.

"Abaixo a austeridade, viva a Liberdade!"

Ao som dos Homens da Luta, os manifestantes vão gritando "Abaixo a austeridade, viva a Liberdade!", "Passos, ladrão, não levas um tostão". A palavra de ordem mais ouvida é, no entanto, "O povo unido jamais será vencido".

A CGTP acredita que esta poderá ser a maior manifestação dos últimos anos, apontando para a presença de muitos milhares de trabalhadores de todo o país no Terreiro do Paço.

Trabalhadores de todo o país participam na manifestação com o intuito de mostrar ao Governo o descontentamento dos portugueses perante as medidas de austeridade impostas, e para defender novas políticas de desenvolvimento para o país.

Dispositivo de segurança junto aos ministérios

Elementos da polícia protegem os ministérios situados na Praça do Comércio, onde hoje decorre a manifestação convocada pela CGTP, de protesto ao Governo e às medidas da austeridade.

As portas dos ministérios estão protegidas por grades. Junto ao Ministério da Administração Interna encontram-se dez polícias.

Também o Supremo Tribunal de Justiça está protegido pela polícia, com uma carrinha junto à porta.

As esplanadas da Praça do Comércio estão hoje fechadas devido à manifestação.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana