quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Timor-Leste: MAIS ATENÇÃO AO TRÁFICO DE DROGAS, OS “OCUPAS” CPD - RDTL

 


PNTL pede às Polícias da CPLP mais atenção ao tráfico de drogas
 
27 de Novembro de 2012, 23:56
 
A Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) alertou as Polícias da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) para dedicarem uma maior atenção ao crime organizado.
 
Segundo o Comandante dos Serviços da Investigação Criminal (SIC), Calisto Gonzaga, as polícias da CPLP devem debruçar-se sobre a questão do crime organizado dentro das suas regiões de influência para puderem trocar informações entre países.
 
"A polícia da CPLP precisa também de ver o crime organizado que acontece dentro de cada região para poder informar todos os membros da CPLP , para controlar actividades de tráfico de droga no mundo e principalmente para criar laços de cooperação no combate de actividade de tráfico de droga no país”, disse Calisto na apresentação que fez na reunião da CPLP que decorreu no Hotel Timor esta Terça-feira (27/11).
 
Entretanto, o Comandante Geral da PNTL, Comissário Longuinhos Monteiro, acrescentou que neste momento, a Polícia continua atenta e a desenvolver operações nos locais indentificados como esconderijo para a ocultação de drogas provenientes do estrangeiro.
 
Sonia Ferreira
 
PN pede ao Estado uma decisão relacionado com o grupo de CPD-RDTL que ocupa ilegalmente o terreno da população
 
28 de Novembro de 2012, 00:53
 
Deputado da FRETILIN no Parlamento Nacional, Eládio Faculto, pediu ao Estado uma decisão firme no caso do grupo CPD – RDTL que está a ocupar ilegalmente um terreno no Sub-distrito Fatuberlihu, distrito de Manufahi.
 
Eládio Faculto disse que só existe um Estado e toda a gente tem que cumprir a lei. Logo, as pessoas que querem destruir a estabilidade da nação têm que ser confrontados com a Lei que em vigor.
 
“Nesta Nação só existe um Estado, por isso, temos de cumprir a Lei. Timor-Leste só tem uma força que é a F-FDTL, por isso, quem quiser destruir a estabilidade desta Nação tem que ser confrontado com a Lei que vigora”, disse o deputado numa intervenção no plenária do Parlamento Nacional , em Díli nesta segunda-feira (26/11).
 
O deputado da bancada da CNRT, César Valente , afirmou que o problema da CPD – RDTL é um problema nacional e que o Estado tem que assumir a sua responsabilidade e avançar com soluções para resolver as questões de gestão de terras.
 
Jacinta Sequeira
 
*Sapo TL
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Alexandre Gusmao,

O problema do CPD - RDTL, nao e um problema de menor importancia, necessita de ser resolvido rapido.

Trata-se de ao final de 10 anos ainda nao existir lei de terras e propriedades.

E semelhante ao problema dos peticionarios e Loro Moun, Loro Sai, que deu em graves conflitos em 2006.

Se a PNTL e FDTL resolverem a maneira de Timor, vai dar confusao.

Beijinhos da Querida Lucrecia



Anónimo disse...

Hoje eles ocupam os terrenos do estado ilegalmente e dentro de dois ou três anos vão pedir ‘ganti rugi’ ao estado porque ocuparam ilegalmente os terrenos. O que o estado deve fazer é dar ordens ao pessoal e evacuar o mais rápido possível.
O problema de 2006 não agudizou porque houve problemas de caráteres de Loro Sae e Loro Monu serem ou não serem promovidos. O que houve foi que uma minoria de gananciosos de poder aproveitou da situação para agudizar o problema. Esta cena quase era uma fotocópia de ‘se houve um golpe de estado de 1965 na Indonésia’ quando Suharto tomou o poder. De resto estão to exposto ao public. Só que não vê e ouve porque é cego e surdo.

Mais lidas da semana