quarta-feira, 3 de abril de 2013

Portugal: MOVIMENTO REVOLUÇÃO BRANCA DIZ QUE PSD E CDS SÃO “FORA DA LEI”




Mário Lino, correspondente no Algarve - Expresso

Movimento Revolução Branca diz que é inconcebível que os partidos estejam acima da lei. É a reação ao anúncio da candidatura de Fernando Seara apesar da proibição do tribunal.

"Os partidos políticos têm o despudor de dizerem que vão desrespeitar uma ordem do tribunal. Isto é inconcebível para dois partidos que são o esteio da nossa democracia. Nunca pensei que tal fosse possível. É inconcebível", afirmou hoje Pedro Pereira Pinto, advogado do Movimento Revolução Branca (MRB), à saida do julgamento da providência cautelar contra a recandidatura de José Estevens pelo PSD, em Tavira.

Esta é a reação à notícia do jornal i de que PSD e CDS já recorreram da decisão do Tribunal Cível de Lisboa, que foi favorável à providência cautelar do MRB para impedir  Fernando Seara de concorrer a Lisboa, e que vão avançar de qualquer forma com a candidatura.
  
"Isso é uma ilegalidade. A lei é clara e alguém diz: 'eu vou desrespeitar a lei'. Não pode existir um foro específico para os partidos políticos", acusa Pereira Pinto. "Eu diria mais: são autênticos fora-da-lei", acrescenta Paulo Romeira, representante do MRB.

Sucessão de Tribunais e a questão do número dois

Segundo o jornal i, os dois partidos já terão a estratégia traçada, planeando recorrer até ao Tribunal Constitucional, algo que poderia acontecer ainda antes das eleições que se realizarão, obrigatoriamente, entre 22 de Setembro e 14 de Outubro.

Os partidos têm até 55 dias antes para apresentar as candidaturas para serem validadas pelo tribunal da Comarca. Se em Lisboa o Tribunal da Relação decidir no mesmo sentido do de primeira instância, Fernando Seara poderá ter de desistir da candidatura.

A decisão do tribunal da comarca acontecerá até cinco dias depois de findo o prazo para a apresentação das candidaturas, ou seja, teoricamente a mês e meio das autárquicas, num processo que prevê que havendo irregularidades, os partidos tenham três dias para as suprir ou para recorrer da decisão.

"Coitadinho do PR, que só se pode candidatar duas vezes..."

Hoje em Tavira ainda não houve sentença para providência cautelar do MRB,mas espera-se a sua divulgação esta semana. Em causa está saber se José Estevens, presidente de Câmara há 12 anos em Castro Marim, se pode candidatar pelo PSD ao concelho vizinho, Tavira.

É algo que o Movimento Revolução Branca quer acreditar não ser possível, garantindo que os direitos dos cidadãos estão a ser violados. "É preciso evitar a mexicanização da política. Nunca ninguém veio dizer: 'coitadinho do Presidente da República, que só se pode candidatar duas vezes'", ironiza Pereira Pinto.  

Algo que Marques de Oliveira, advogado de Estevens, não leva a sério: "Está em causa um direito fundamental. O artigo 50º da Constituição prevê o direito de acesso em igualdade de elegibilidade a todos os cidadãos. O que está em causa é a renovação de mandato e neste caso não se trata de uma renovação de mandato, mas sim de um novo mandato, noutro concelho".

Sem comentários:

Mais lidas da semana