quinta-feira, 3 de abril de 2014

Primeiro-ministro de Timor-Leste inicia hoje visita de trabalho à Austrália




Díli, 03 abr (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, realiza entre hoje e sábado uma visita de trabalho a Perth, Austrália, para participar num evento das forças de defesa e reuniões com a chefe da diplomacia e o governador-geral australianos.

"O principal objetivo da visita é participar num evento criado para os apoiantes do Fundo de Recursos dos Serviços Aéreos Especiais", refere em comunicado divulgado à imprensa pelo gabinete do primeiro-ministro timorense.

O Fundo de Recursos dos Serviços Aéreos Especiais apoia membros e ex-membros daquele regimento com necessidade de assistência.

"Os membros do Regimento SAS (Serviços Aéreos Especiais) foram os primeiros a chegar a Timor em 1999, garantindo a segurança no aeroporto de Díli, permitindo que a INTERFET [força da ONU] pudesse chegar em segurança", explica o documento, salientando que Xanana Gusmão vai participar como orador no evento.

Durante a sua estada em Perth, Xanana Gusmão vai também participar num almoço de negócios com atuais e novos investidores em Timor-Leste.

"As atividades económicas de Timor-Leste serão impulsionadas pela nova zona económica trilateral que está a ser planeada pelo Governo da Austrália, Indonésia e Timor-Leste. A zona de cooperação sub-regional proposta estender-se-á de Sulawesi, no norte, através de East Nusa Tenggara e Timor-Leste, até Darwin e a região norte da Austrália", sublinha o documento.

Em Perth, Xanana Gusmão, que viaja acompanhado por uma delegação ministerial, vai também reunir-se com a ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Julie Bishop, e com o Governador-Geral, Peter Cosgrove.

Em 2012, Timor-Leste acusou formalmente, junto do Tribunal Permanente Arbitral de Haia, a Austrália de alegada espionagem quando estava a ser negociado um tratado sobre a exploração do petróleo e gás no Mar de Timor.

Com a arbitragem internacional, Timor-Leste pretende ver o tratado anulado, podendo assim negociar a limitação das fronteiras marítimas e tirar todos os proveitos da exploração do campo de gás de Greater Sunrise, que vale milhares de milhões de dólares.

O caso está atualmente em processo de arbitragem internacional, mas também no Tribunal Internacional de Justiça depois de, alegando razoes de segurança nacional, as autoridades australianas confiscaram documentos no escritório do advogado de Timor-Leste neste caso.

MSE // ARA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana