quinta-feira, 24 de julho de 2014

Moçambique: RENAMO SUBMETE REGISTO CRIMINAL DE DHLAKAMA




A partir desta terça-feira, a CNE e o Conselho Constitucional iniciam trabalhos de validação das candidaturas, juntamente com os partidos políticos.

A Renamo submeteu, ontem, no Conselho Constitucional, o certificado de Registo Criminal de Afonso Dhlakama. Entretanto, o mandatário do partido não explica as circunstâncias em que Dhlakama obteve o documento, uma vez que o registo é presencial.

A delegação da Renamo, composta por membros seniores daquele partido, fez-se ao Conselho Constitucional na manhã desta segunda-feira para proceder à entrega do documento, que ficou em falta aquando da submissão da candidatura de Afonso Dhlakama para as eleições de Outubro.

Coube a André Majibiri a missão de entregar o Certificado do Registo Criminal de Afonso Dhlakama ao presidente do Conselho Constitucional, Hermenegildo Gamito.

O registo criminal é feito na presença do requerente, que é obrigado a deixar as impressões digitais, uma cópia do Bilhete de Identidade, assinatura pessoal e a razão do pedido. Ora, a Renamo não explica como nem onde Afonso Dhlakama tratou o certificado.

“A Renamo já entregou o documento que estava em falta. Não importa como foi tratado o documento. Foram seguidos todos os passos legais. Assim, há garantia da participação do nosso presidente nas eleições de 15 de Outubro”, disse Madjibiri, quando questionado pela imprensa sobre os meios usados para a obtenção daquele documento.

Lembre-se que, no dia 08 de Maio deste ano, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral deslocou-se às matas onde está escondido Afonso Dhlakama para o recensear.

O certificado do registo criminal do líder da Renamo foi entregue no limite do prazo das candidaturas. “O importante foi a entrega do documento. Agora, como e onde foi feito isso não é relevante. Agora é só pensar nos passos seguintes e seguir em frente, porque temos muito trabalho”, frisou o mandatário da Renamo.

Assim sendo, prevê-se que, dentro dias, o líder da Renamo saia das matas de Gorongosa para arrancar com a sua pré-campanha eleitoral, à semelhança dos seus adversários.

A partir desta terça-feira, a CNE e o Conselho Constitucional iniciam trabalhos de validação das candidaturas, juntamente com os partidos políticos.

O País (mz) 

Sem comentários:

Mais lidas da semana