quinta-feira, 24 de julho de 2014

Portugal: RICARDO SALGADO DETIDO NO ÂMBITO DA OPERAÇÃO MONTE BRANCO




O Correio da Manhã avança que o antigo presidente executivo do BES foi detido para interrogatório

O ex-presidente-executivo do BES, Ricardo Salgado, foi detido na manhã desta quinta-feira, na casa onde mora no Estoril, avança o Correio da Manhã. A detenção foi feita no âmbito da operação Monte Branco, que investiga a maior rede de branqueamento de capitais descoberta em Portugal.

De acordo com o Correio da Manhã, a detenção foi desencadeada pelo Ministério Público e Salgado será ouvido esta manhã no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa. 

Na quarta-feira, o Ministério Público fez buscas na sede do Grupo Espírito Santo (GES), na Rua de São Bernardo, em Lisboa, e esteve noutras empresas fora do grupo, mas que têm, ou tiveram, relações com o GES. As buscas aconteceram horas depois de as autoridades do Luxemburgo terem aproivado o pedido de gestão controlada apresentado pela Espírito Santo International, que afirmou não pode pagar as dívidas que tem.

No âmbito da operação Monte Branco, o Ministério Público investigou doze transferências de 27,3 milhões efectuadas entre Julho de 2009 e Julho de 2011, já depois de ter começado a “manipulação” das contas das holdings do GES. Os movimentos partiram do Banco Espírito Santo Angola para contas de empresas com sede no Panamá e cujos beneficiários serão Ricardo Salgado e Amílcar Morais Pires. Esta informação já veio divulgada em vários órgãos de comunicação e nunca foi desmentida. 
   
Público (em atualização) - Foto: Enric Vives-Rubio 

Leia mais em Público
Ministério Público e regulador dos EUA fazem buscas a empresas do GES

Sem comentários:

Mais lidas da semana