quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Moçambique – Eleições: Filipe Nyusi promete habitação de baixo custo para docentes




A promessa de fundo no sector da educação consiste na implementação de habitações de baixo custo um pouco por todo o país, destinadas aos docentes

Ao terceiro dia de caça ao voto, o candidato da Frelimo seleccionou o tema educação. Disse aos potenciais eleitores dos distritos de Mogovolas, Angoche e Monapo - roteiro da sua campanha eleitoral nesta terça-feira - o que pretende fazer se for eleito Presidente da República em Outubro.

No que concerne à educação, Filipe Nyusi esclareceu aos potenciais eleitorais dos três distritos da província de Nampula - que escalou na caça ao voto desta terça-feira - o que pretende fazer.

Nyusi diz que a educação evoluiu muito no país. Quase 90% dos jovens que nasceram depois da independência pelo menos sabem ler e escrever. Ainda assim, a qualidade de ensino deixa preocupado o concorrente presidencial do partido no poder, daí que disse aos populares que “o governo que vou liderar pretende focalizar-se na melhoria da qualidade de ensino. Temos que ter o professor bem formado, para termos uma melhor qualidade de ensino. Pese embora estejam bem formados, os professores precisam de formação constante. Queremos também melhorar a vida dos professores”.

Filipe Nyusi diz, ainda, que é preciso ser justos com os professores e promete que vai aumentar os seus salários, garantir que não tenham preocupações de promoções de carreira, subsídios de horas extras.

Mas a promessa de fundo no sector da educação que Nyusi deixou ficar prende-se ao projecto de implementação de habitações de baixo custo um pouco por todo o país, destinadas aos docentes. “O professor precisa de ser reconhecido, ser valorizado, antes de pensar no salário. Vamos melhorar os problemas de habitação dos professores, com propostas de habitação de baixo custo. Com esta palavras, não queremos dizer que vamos construir hospital só para professores, colocar médicos só para eles. Vamos criar condições para que tenham acesso aos serviços de saúde. Queremos que os filhos dos professores estudem sem preocupações de vulto. Vamos construir casas acessíveis para os docentes”, prometeu Nyusi.

Hoje, o candidato da Frelimo fecha a campanha em Nampula, trabalhando nos distritos de Memba e Eráti. Ainda hoje, Filipe Nyusi segue para Cabo Delgado, o segundo círculo eleitoral que vai escalar, após o lançamento da campanha no domingo.

O candidato da Frelimo é natural de Mueda, um dos distritos de Cabo Delgado.

MENSAGEM-CHAVE: "O governo que vou liderar pretende focalizar-se na melhoria da qualidade de ensino; Vamos melhorar os problems de habitação dos professores."

O País (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana