terça-feira, 14 de outubro de 2014

Moçambique – Eleições: ATO ELEITORAL VAI DECORRER COM 2500 OBSERVADORES




Pelo menos 2500 observadores do Observatório Eleitoral deverão estar presentes nas assembleias de voto distribuídas pelo país para acompanhar o processo de contagem paralela (PVT) nas eleições que têm lugar amanhã para a escolha do Presidente da República, dos deputados da Assembleia da República e dos membros das assembleias provinciais.

Um comunicado do Observatório Eleitoral recebido na nossa redacção refere que o PVT refere-se apenas às eleições para o Presidente da República e às eleições para os membros da Assembleia da República. Segundo a fonte, para estas eleições vai-se proceder a uma contagem paralela dos votos de uma amostra aleatória das mesas de voto, cujo resultado pode ser projectado a todo o universo das mesas, com uma margem de erro de dois por cento.

Para o efeito, serão observadas 2107 mesas de voto de um universo de 17.012 mesas de voto em todo o país. Ao longo do dia da votação, o Observatório Eleitoral vai emitir três comunicados preliminares para os cidadãos e partes interessadas. O primeiro refere-se à observação da abertura das mesas, que deverá estar pronto ao meio da manhã. O segundo indica a afluência de eleitores às mesas de voto, que será emitido ao meio da tarde, e o terceiro sobre o encerramento das mesas de votação.

De acordo com o comunicado, serão transmitidos para a base de dados os resultados dos editais referentes às eleições do Presidente da República e da Assembleia da República, acerca da contagem e anúncio dos resultados preliminares das mesas de voto. Este trabalho será completado até 48 horas após o fim da votação, devendo ser pronunciada a declaração preliminar da missão de observação eleitoral.

Os resultados preliminares da amostra do Observatório Eleitoral serão divulgados ao público e partilhados com as partes interessadas, a Comissão Nacional de Eleições, o Conselho Constitucional e os partidos políticos com assento na Assembleia da República.

Em 2004, o Observatório Eleitoral esteve presente no terreno com 776 observadores, na campanha eleitoral com 400 e 53 monitores de conflitos. O Observatório Eleitoral faz observação em conformidade e respeitando o quadro legal nacional e os princípios e padrões regionais e internacionalmente aceites.

Notícias (mz)

Leia mais em Notícias (mz)

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana