quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Portugal: PORQUE PASSOS NÃO O MANDA EMBORA?



Luís Osório – jornal i, editorial

Crato mantém-se como ministro contra toda a lógica, mas há razões para tudo

Tudo o que se possa dizer sobre o ministro da Educação já foi dito; assim, tudo o que possa dizer é um exercício de chover no molhado. O essencial resume-se a uma frase: o primeiro-ministro já devia ter demitido o senhor Crato. Se não o fez é por ter um entendimento diferente do que é o respeito por uma ideia de Estado. Se algum professor cometer um erro e prejudicar um aluno (e muito bem), tem um processo disciplinar. Se um cirurgião tiver um momento de infortúnio ou de aselhice, pode ser processado e despedido (e muito bem). Se um de nós se atrasar a pagar os impostos, por falha ou incapacidade de cumprir as obrigações, são-nos penhoradas as contas e qualquer dia a própria alma. Sabemos agora que se um ministro meter os pés pelas mãos e for o primeiro responsável por um clima de anarquia que semeou o caos em muitas centenas de famílias, então não só não é demitido como se continuará a passear em sorrisos e novas promessas.

É grave. Não por achar que os problemas do país se resolvem com quedas de ministros ou do governo; os executivos devem governar até ao fim das legislaturas. Mas por concluir que vários políticos têm uma noção pobre do que é a responsabilidade. Quando o primeiro-ministro, a propósito do caso Tecnoforma, afirmou no parlamento que não levantava o sigilo bancário porque isso seria fazer a vontade voyeurista aos jornalistas, está tudo dito. Outra vez os jornalistas como ameaça; outra vez o quem não está connosco está contra nós. A política como barricada. Onde as notícias, quando não nos favorecem, são habilidades para entreter o público das novelas.

O que Passos Coelho deveria ter dito era outra coisa: não mostro as minhas contas porque se o fizesse teria de me demitir pois nenhum primeiro-ministro pode abrir a sua intimidade sem perda da autoridade que lhe é necessária para governar. Dizê-lo de uma penada e sem pontuação. Concordaria em absoluto.

Por isso não é de estranhar que Crato não seja demitido. Acontecerá apenas quando a situação estiver normalizada. Só depois, e seguramente “a pedido” do ministro, se encontrará uma maneira de sair sem perder a face. Na literatura, como na vida, disse-me um dia António Lobo Antunes (que desejo ganhe hoje o Nobel), temos de procurar a simplicidade, o mais difícil. “Estou farto dos que escrevem e deixam tudo à mostra, os pregos, o martelo e tudo o resto. Fazem isso para mostrar o quanto são talentosos.” Veio-me à cabeça a frase porque Crato é um prego que Passos deixou no meio do nosso caminho. Para mostrar quem manda. Para mostrar que é um homem de coragem, o homem de quem, no fim de contas, o país continua a precisar para o futuro. O que não deve e não teme, venha quem vier. Porém, nesta altura das nossas vidas, e da vida política do primeiro-ministro, a prioridade deveria ser a competência. A que nos exige a nós quando nos pede que sejamos mais produtivos, sérios e trabalhadores. 

Sem comentários:

Mais lidas da semana