quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Cavaco Silva, o "imaculado" que cultiva "fetiche do consenso" - Francisco Assis




Francisco Assis critica, na edição de hoje do jornal Público, aquilo que apelida de “fetiche do consenso”, por parte do Presidente da República.

“Aníbal Cavaco Silva, de há uns tempos a esta parte, parece cultivar o fetiche do consenso”, escreve Francisco Assis na sua crónica semana no Público, na sequência do discurso do Presidente da República, nas comemorações do 5 de Outubro.

Para o eurodeputado socialista, “paradoxalmente”, mesmo tendo razão na ideia, o Presidente da República “prejudica o objetivo para que essa razão aponta”.

Mas Assis tem mais considerações a tecer às palavras de Cavaco no domingo, altura em que mais uma vez criticou os políticos.

“Cavaco, o imaculado, coloca-se num plano alheio ao mundo da confrontação partidária”, algo que Assis considera um contrassenso perante o que descreve como “quase 30 anos de forte intervenção política”, sobre o antigo primeiro-ministro, cargo que ocupou durante dois mandatos, e atual Presidente, já no seu segundo, e último, mandato.

Assis guardou também uma palavra na sua crónica para elogiar António José Seguro na sequência da renúncia ao mandato de deputado, após a derrota nas primárias. “Fez bem”, escreve, acrescentando que “a forma como tem agido desde o dia 28 de setembro [dia das eleições primárias] realça o seu caráter de homem livre e digno”.

Notícias ao Minuto

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana