quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Presidente Indonésio quer anular lei que proibe eleição direta de líderes locais




Jacarta, 01 out (Lusa) - O Presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, anunciou a emissão de um decreto para anular a lei aprovada no parlamento que termina com a eleição direta nos sufrágios locais, revelou a imprensa do país.

A Câmara dos Representantes aprovou há uma semana numa das suas sessões legislativas a lei que põe fim à eleição direta de presidentes de câmara, governadores provinciais e chefes de distrito, que passariam a ser escolhidos por parlamentos locais.

A medida foi aprovada depois do Partido Democrata de Yudhoyono não ter votado, embora estivesse comprometido a recusar a medida.

Susilo Bambang Yudhoyono, que deixará o cargo a 20 de outubro, enviará o seu decreto para aprovação do Parlamento, que hoje passa a integrar os novos deputados eleitos nas últimas legislativas que mantiveram a mesma maioria.

"Se o parlamento realmente ouve a população, então acredito que as eleições diretas com algumas melhorias podem ser adotadas na nova lei", disse.

As eleições diretas, que se realizam desde 2005, foram uma das medidas introduzidas no processo de reformas democráticas iniciado após a queda do ditador Suharto em 1998.

JCS // PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana