terça-feira, 11 de novembro de 2014

Austrália anuncia criação de equipa para supervisionar centros de imigrantes




Sydney, Austrália, 11 nov (Lusa) -- O ministro da Imigração australiano, Scott Morrison, disse hoje que estava a estabelecer uma equipa que seria responsável por supervisionar os centros de requerentes de asilo, incluindo os campos nas ilhas do Pacífico, depois de uma série de alegados abusos.

De acordo com a atual política de imigração australiana, os requerentes de asilo enfrentam a detenção obrigatória.

Centenas de pessoas estão nos centros de detenção na ilha de Manus, na Papua Nova Guiné, e no pequeno estado de Nauru, enquanto aguardam a decisão sobre os seus processos, apesar das duras críticas a estes campos, onde têm sido registados distúrbios.

Morrison disse que a nova equipa iria operar independentemente da direção dos centros, e aconselhar o Departamento de Imigração no âmbito da fiscalização da gestão.

A equipa também seria responsável por levar a cabo investigações e inquéritos sobre alegados incidentes nos centros de detenção.

O anúncio surge depois da morte de um iraniano em distúrbios no centro em Manus Island em fevereiro, entre outros incidentes.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) tem criticado os centros de detenção australianos para imigrantes e refugiados por não garantir condições nem respeitar as convenções internacionais.

FV (PSP) // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana