terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Agricultura vital para criar emprego e diversificar economia - Governo timorense




Díli, 02 dez (Lusa) - O Governo timorense considerou hoje que a agricultura é vital para a criação de emprego e diversificação da economia, destacando o aumento da produção de arroz e milho no país.

"A agricultura é um dos três setores estratégicos do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Timor-Leste e é vital para a criação de emprego, melhoria nutricional e diversificação económica", referiu o porta-voz do Governo e ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira, em comunicado.

No comunicado, Agio Pereira pediu aos timorenses e aos parceiros de desenvolvimento para continuarem a trabalhar em conjuntoque só com a colaboração de todos é possível "atingir plenamente o potencial agrícola de Timor-Leste".

Segundo um relatório da Organização da ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO), a produção agregada de cereais em Timor-Leste deverá aumentar 18 por cento este ano em relação a 2013.

O aumento da produção ocorreu devido à expansão da área plantada, às boas condições meteorológicas, ao uso de sementes de alta qualidade e de abastecimento de fertilizantes e a adoção de novas tecnologias.

"Prevê-se que a produção de arroz aumente 24 por cento e a de milho 12 por cento", refere o comunicado.

"A FAO também realçou que as importações de cereais deverão decrescer no ano comercial de 2014/15 e que as condições gerais de segurança alimentar estão a melhorar", salientou o Governo timorense.

O porta-voz do Governo referiu também que a implementação das Boas Práticas Agrícolas, um programa que está a ser desenvolvimento em conjunto com a União Europeia, permitiu um aumento da produção do arroz em 45 por cento nas áreas onde o programa foi implementado.

"O uso mais alargado destas boas práticas, com apoio apropriado, terá um impacto enorme na produção das colheitas e no desenvolvimento rural", salienta no comunicado.

MSE // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana