terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Artista Natália Gromicho expõe "Direitos Humanos" em Timor-Leste





Díli, 09 dez (Lusa) - A artista plástica Natália Gromicho inaugura na quarta-feira a exposição de pintura "Direitos Humanos" no Centro Cultural da embaixada de Portugal em Timor-Leste.

A exposição vai estar patente até ao próximo dia 23 e representa as "atrocidades que o ser humano vai sofrendo em todo o planeta azul, que às vezes não é tão azul assim", afirmou à agência Lusa a artista.

Para Natália Gromicho, trazer "Direitos Humanos" a Timor-Leste tem um significado "muito especial".

"É o realizar um sonho antigo e que acompanhei muito. Sei o que aconteceu em Timor", disse.

Da exposição, apoiada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e da embaixada de Portugal, fazem parte obras como "Faixa de Gaza", "Nativo", "Doloroso", "Dentro", "Refugiado", "Timor-Leste", "Abraço", "Tortura", "Mulher Aniquilada na Índia" e "Alcatraz".

Durante os dias da exposição, Natália Gromicho vai também pintar ao vivo.

Para 2015, a pintora vai continuar a trabalhar na sua galeria no Chiado, onde expõe artistas internacionais, não tendo ainda previsto qualquer exposição dos seus quadros.

"O que me interessa é continuar em Lisboa com porta aberta e a pintar todos os dias", sublinhou.

A celebrar 20 anos de carreira no próximo ano, Natália Gromicho estudou pintura na Faculdade de Belas Artes e na Escola ArCo, em Lisboa, e escultura, com o artista cubano Hans Varela.

Natália Gromicho tem a sua obra representada por todo o mundo, nomeadamente em Portugal, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, França, Itália, Holanda e Austrália.

MSE // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana