segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

TUFÃO “HAGUPIT” FAZ PELO MENOS 21 MORTOS NAS FILIPINAS



08 de Dezembro de 2014

Depois de dois dias de destruição, os ventos abrandaram esta segunda-feira. Mais de um milhão de pessoas tiveram de abandonar as suas casas.

O tufão “Hagupit”, que atingiu as Filipinas este fim-de-semana, causou a morte a pelo menos 21 pessoas, segundo dados divulgados esta segunda-feira pela Cruz Vermelha filipina à agência France Press.

Mais de 1,2 milhão de pessoas fugiram para 1.500 escolas, centros civis, prefeituras, academias e igrejas usadas como centros de abrigo por toda a área central das Filipinas, disse Gwendolyn Pang, secretária-geral da Cruz Vermelha filipina.

Com a tempestade aproximar-se lentamente da capital do país, Manila, onde vivem 12 milhões de pessoas, prosseguem as operações de evacuação. Segundo a agência Reuters, mais de um milhão de pessoas tiveram de ser deslocadas por causa deste tufão.

Apesar dos ventos terem diminuíram dos 160 para os 105 km/h, baixando a classificação de “supertufão” para a categoria de “tempestade tropical”, o Conselho de Gestão e Redução de Risco de Desastres do país reitera que a tempestade ainda representa uma grande ameaça.

No domingo, o tufão atingiu a região central das Filipinas, destruindo casas e derrubando árvores e redes de energia em áreas que se encontravam em recuperação depois de uma tempestade ocorrida há pouco mais de um ano.

Nas aldeias costeiras de Dolores, na ilha de Samar, onde o tufão atingiu a terra na noite de sábado, o prefeito Emiliana Villacarillo disse que cerca de 80% das casas foram destruídas, acrescentando que inundações também destruíram lavouras de arroz, numa região-chave de crescimento.

No entanto, o tufão “Hagupit” não pareceu ter causado devastação na mesma escala do mortal tufão do ano passado, o "Haiyan", também graças a uma massiva operação de retirada de moradores de áreas costeiras e propensas a deslizamentos.

Sapo TL com Renascença

Sem comentários:

Mais lidas da semana