segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Grécia - Já há solução: Syriza chegou a acordo com os Gregos Independentes




O Syriza, chegou esta segunda-feira de manhã a acordo com os Gregos Independentes (ANEL) para formarem uma coligação. O partido da chamada esquerda radical, conseguiu 149 deputados nas legislativas de domingo, ficou a dois a maioria absoluta.

Nas reuniões desta segunda-feira, o Syriza chegou a acordo de coligação com os Gregos Independentes, de direita.

O líder Alexis Tsipras, desloca-se hoje ao palácio presidencial, pelas 13h30 de Lisboa, para apresentar a solução de Governo ao Presidente, Karolos Papoulias.

Ao final da tarde, início de noite, Alexis Tsipras deverá fazer o juramento como novo primeiro-ministro da Grécia, sucedendo a Antonis Samaras, da Nova Democracia.

Tudo indica que o novo Governo da Grécia tomar possa na terça-feira.

Na chegada à sede do partido, o porta-voz do Syriza disse que «Está um belo dia na Grécia, as maquinas estão a dar dinheiro e a vida continua». Palavras com ironia numa resposta aos receios de uma vitoria do partido da extrema esquerda.

O Syriza obteve uma vitória clara, com 36,34% dos votos, elegendo 149 deputados, menos dois do que os 151 necessários para a maioria absoluta, quando estavam contados 99,8% dos votos.

Os conservadores da Nova Democracia, atualmente no poder, contavam com 27,81%, percentagem que corresponde a 76 assentos.

Já o terceiro partido mais votado foi o neonazi Aurora Dourada, seguido do To Potami, com 6,28% e 6,05%, ambos com 17 deputados.

Seguiam-se os comunistas do KKE, com 5,47% (15 deputados) e os Gregos Independentes ANEL, e os socialistas do Pasok, com 4,75% e 4,68% dos votos, respetivamente, ambos com 13 deputados.

TSF

Leia mais em TSF

A DECORRER NESTE MOMENTO, ATÉ AO MEIO-DIA: FÓRUM TSF: A vitória do Syriza - Como avalia a vitória do Syriza nas eleições legislativas gregas? Como é que os líderes europeus devem ler os resultados das eleições? A vitória do Syriza pode provocar mudanças na Europa?

Sem comentários:

Mais lidas da semana