terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Ação do Governo timorense tem que ser mais eficaz - ministro Assuntos Económicos




Díli, 17 fev (Lusa) - A ação do Governo timorense tem que ser mais eficaz especialmente em setores com impacto direto na vida das populações, como educação, saúde e agricultura, disse à Lusa o ministro de Estado coordenador dos Assuntos Económicos.

Estanislau da Silva, que ocupa também a pasta de ministro da Agricultura e Pescas, regressou ao Governo - já esteve no executivo na primeira legislatura - e é um dos quatro elementos de topo no organigrama liderado por Rui Maria Araújo.

Em declarações à Lusa recordou o desafio do muito que há por fazer no pouco tempo do VI Governo constitucional, que tomou posse na segunda-feira.

Entre as prioridades destacou a "melhoria da prestação de serviços" e da gestão na administração do funcionalismo público, com especial destaque para as linhas mestras e para as que "ligam diretamente com a população".

"Particularmente nas áreas de saúde, agricultura e educação. São as que têm um impacto imediato na vida quotidiana das populações. Têm-se feito algumas coisas, mas as coisas têm que ser feitas de uma forma mais eficaz", afirmou.

"E temos que ver os indicadores de desempenho para medir exatamente o que pretendemos atingir e como o vamos atingir", afirmou.

O novo ministro considerou que é necessária "uma mudança de cultura, particularmente na administração pública" que hoje "é pesada e em grande medida concentrada em Díli".

Reformar a administração exige "coordenação entre todos os ministérios" no pouco tempo do atual executivo (as eleições são em 2017).

Estanislau da Silva disse que se deve avançar "no desenvolvimento da economia, especialmente na área agrícola", procurar melhorias nos serviços e nas áreas de infraestruturas e desenvolver o turismo.

"Veremos o que podemos fazer para num curto espaço de tempo conseguir resultados e permitir alguma continuidade depois das eleições de 2017", afirmou.

Questionado sobre como será estar, hierarquicamente acima de Xanana Gusmão - que era o anterior primeiro-ministro - Estanislau da Silva disse que se trata de trabalhar em equipa e que foi o próprio líder timorense que o convidou para trabalhar neste Governo.

"Tendo em conta todo o sacrifício que muitos dos nossos deram pelo nosso país sem esperar nada em contribuição, todos temos que colaborar para construir a paz e a estabilidade e melhorar a prestação dos serviços, a administração pública e a economia do país", disse.

ASP // DM

Sem comentários:

Mais lidas da semana