quarta-feira, 8 de abril de 2015

Portugal. Nóvoa é "a primeira candidatura forte apresentada à esquerda" - Santos Silva




Augusto Santos Silva comentou esta terça-feira, na TVI 24, a candidatura de Sampaio da Nóvoa, antigo reitor da Universidade de Lisboa, às eleições presidenciais. Para o comentador, o protocandidato é “a primeira candidatura forte apresentada à esquerda”.

“Sampaio da Nóvoa é um bom candidato a Presidente da República, não tenho nenhuma dúvida sobre isso”, afirmou esta terça-feira Augusto Santos Silva no seu espaço de opinião da TVI24.

O antigo ministro socialista defendeu que o facto de o protocandidato não ser militante do Partido Socialista (PS) não é uma condição necessária para se candidatar pelo partido. “É uma visão de quem não está a compreender o que se está a passar do ponto de vista da relação dos cidadãos com os partidos políticos”, sublinhou.

Recorde-se que o PS tinha vários nomes sonantes para encabeçar uma candidatura para as eleições presidenciais (António Guterres, António Vitorino, Jaime Gama), mas nenhum mostrou disponibilidade para assumir uma candidatura.

Quando questionado sobre as vantagens e as debilidades da candidatura do antigo reitor da Universidade de Lisboa, Santos Silva foi perentório.

“É muito difícil negar que a candidatura de Sampaio da Nóvoa emerge de centros que não os núcleos duros dos partidos políticos e dialoga bem com a pluralidade da esquerda”, adiantou o comentador, em relação às vantagens.

No entanto, o protocandidato “precisa de pelo menos dois milhões de votos” e a sua candidatura “não cobre, naturalmente, todo o espetro dos partidos políticos”, fazendo referência à notoriedade do antigo reitor.

Santos Silva reitera, no entanto, que se trata da “primeira candidatura forte apresentada à esquerda”.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana