quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Guiné-Bissau. ESCOLAS PÚBLICAS INICIAM AULAS COM SALAS QUASE VAZIAS



As escolas públicas iniciaram aulas oficialmente a 19 de Outubro, mas nota-se uma ausência quase total dos alunos nas turmas. Uma equipa de repórteres do semanário “O Democrata” deslocou-se a algumas das principais escolas públicas em Bissau, para inteirar-se do arranque efectivo das aulas na data fixada pelas autoridades.

Os repórteres percorreram quatro grandes liceus da nossa capital nomeadamente, Liceu Nacional Kwame Nkrumah, Liceu Dr. Agostinho Neto, Liceu Dr. Rui Barcelos da Cunha e Liceu Samora Moisés Machel, onde registaram uma fraca adesão dos alunos e professores.

As aulas estão a funcionar a meio gás devido à greve de um mês anunciada pelo Sindicato Nacional Democrático dos Professores (SINDEPROF).


DIRECTOR DO LICEU KWAME NKRUMAH APELA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS

Após ter percorrido todas as turmas do Liceu Nacional Kwame Nkrumah, a nossa reportagem interpelou a directora daquele estabelecimento escolar. Alanam Francisco Pereira afirmou que as aulas começaram normalmente, mas reconheceu que a greve do SINDEPROF contribuiu na pouca adesão às aulas, sobretudo dos alunos. “Os alunos só basta ouvirem falar da greve muitos pensam logo que não haverá aula”, lançou.

A directora explicou que a sua escola abriu as suas portas às 07 horas de manhã conforme às orientações aos professores que devem leccionar no cumprimento das suas obrigações.

Alanam Francisco Pereira advertiu aos pais e encarregados de educação dos alunos a mandarem os seus educandos para a escola e apelou a comparência dos professores nas salas de aulas.

DIRECTOR DO LICEU RUI BARCELOS DA CUNHA AMEAÇA INICIAR COM AVALIAÇÃO

Para o director do liceu Rui Barcelos da Cunha, Vençã Mendes a direcção da sua escola cumpriu com as orientações do Ministério em começar as aulas no dia 19, ao abrigo do cumprimento do calendário escolar do Ministério da tutela.

Para o director daquele estabelecimento escolar, a fraca presença dos alunos deve-se ao facto de os mesmos terem habituado faltar quase toda a primeira semana do início das aulas.

Vença Mendes informou ainda que registou-se grande presença dos professores na sua escola e que estes são autorizados a leccionar mesmo com a presença de dois ou três alunos na sala.

“Já orientámos aos nossos professores a darem aulas mesmo com pouco número de alunos presentes. Portanto se os alunos continuarem a se ausentar, vamos mesmo iniciar com as avaliações sobre matérias ministradas aos alunos presentes”, assegurou.

Instado a pronunciar-se se a greve terá influenciado a fraca presença dos alunos, Mendes disse que não quis comentar sobre a greve. Porém, esclareceu que vão marcar as faltas de presença como rege a regra na função pública guineense.

REGISTA-SE AFLUÊNCIA DE ALUNOS NO LICEU DR. AGOSTINHO NETO

No liceu Dr. Agostinho Neto, a realidade é outra. A nossa reportagem constatou a presença mais significante de alunos e professores. Em declaração a nossa reportagem, o director do “Dr. Agostinho Neto”, Samuel Fernando Mango disse que a adesão dos alunos e professores na escola que administra é de 70 por cento.

Samuel Fernando Mango reconhece contudo que a greve teve uma certa influência tendo em conta o facto de alguns professores serem membros do sindicato em greve.

Nos corredores da escola, os alunos queixam-se da ausência dos seus colegas bem como dos próprios professores. Os entrevistados foram unânimes em afirmar que as aulas, no primeiro dia, não tiveram participação massiva.

Don Pinto Sanhá, aluno de 12° ano do liceu Rui Barcelos da Cunha, disse que entrou apenas um tempo, porque os outros professores não compareceram.

Sobre a greve decretada pelo SINDEPROG, Don Pinto Sanhá pediu o diálogo entre o sindicato e o patronato para encontrar uma “solução que salvaguarde os interesses dos alunos e como também dos próprios professores que estão a exigir melhores condições de trabalho”.

Alcene Sidibé – O Democrata

Sem comentários:

Mais lidas da semana