sábado, 16 de dezembro de 2017

Desporto | BENFICA, NESTA ÉPOCA… JÁ FOI!

Fernando Silva | opinião

Benfica em crise só conhece “chumbos”. Assim aconteceu na Europa e está a acontecer em Portugal. 

Internamente foi assim que aconteceu para a Taça de Portugal e na Taça da Liga veremos dentro de poucos dias, enquanto que na Europa lhe aconteceu o mesmo. Resta o Campeonato Nacional ou da Liga. Chamem-lhe o que acharem por bem, mas certo é que já há benfiquistas preparados para o terceiro lugar dessa prova-rainha de Portugal. Benfica campeão, esta época, é que não se espera. Muito menos se olharmos para o FC Porto ou para o Sporting CP. E então, lá por isso há responsáveis? Há, com toda a certeza. É que quer o Porto, quer o Sporting, estão a render mais, a jogar melhor, dispõem de melhores jogadores, mais a comerem a relva e a defenderem a camisola.

Não se infira daqui que os jogadores benfiquistas são inferiores aos dos dois clubes rivais, nem que o treinador, Rui Vitória, esta época não está “inspirado” mas sim a cometer erros. Muito menos devem ser encontradas responsabilidades ao presidente encarnado, Luís Filipe Vieira. É que o futebol é mesmo assim e é preciso perceber que os clubes adversários têm épocas melhores por via dos seus atletas mas também épocas piores. Esta época 2017/18 toca ao Benfica. Ficar em terceiro lugar na classificação final é o destino. Nem é preciso ir à bruxa. Nem acontece assim por responsabilidade das arbitragens. É assim, acontece a todos.

Importa aos adeptos e simpatizantes benfiquistas mentalizarem-se que não podem vencer sempre e verem com olhos de gente que a falta de forma do plantel é gritante (ao contrário do que diz Rui Vitória). Como se não bastasse tal situação da equipa, física e tecnicamente, também psicologicamente estão uns quantos jogadores afetados e a contagiarem o restante plantel.


É de acreditar que as melhoras benfiquistas não são esperadas esta época. Para o ano, próxima época, há mais futebol, mais provas para disputar. Entrem com o pé direito a preparar o plantel e a adquirirem dois ou três jogadores que o enriqueçam física e tecnicamente. Talvez que assim se volte às vitórias e às alegrias benfiquistas. Esta época... já foi!

Sem comentários:

Mais lidas da semana