sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Ao atacar Michelle Bachelet, Bolsonaro reivindicou a ditadura de Pinochet


A ex-presidenta chilena e atual Alta Comissionada das Nações Unidas para os Direitos Humanos denunciou a ''redução do espaço democrático'' no Brasil. Ao reagir, o mandatário brasileiro a questionou e defendeu a ditadura pinochetista

Voltando às suas raízes, Jair Bolsonaro reivindicou o ditador Augusto Pinochet, de quem é um antigo admirador, numa agressiva crítica à Alta Comissionada das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a chilena Michelle Bachelet.

Eleita duas vezes presidenta de Chile – nas eleições de 20055 2013 –, Bachelet é filha do brigadeiro Alberto Bachelet, falecido em março de 1974, devido às torturas sofridas em um presídio do regime pinochetista, ao se opor ao golpe que derrocou o presidente democrático Salvador Allende.

“Senhora Michelle Bachelet, se não fosse o pessoal do Pinochet, que derrotou a esquerda em 73, entre eles o seu pai, hoje o Chile seria Cuba, creio que não preciso dizer mais nada”, provocou o capitão reformado do Exército brasileiro.

O presidente brasileiro também reclamou que “Bachelet me acusa de não punir os policiais que estão matando muita gente no Brasil, essa é a sua acusação. Na verdade, é ela que defende os direitos humanos dos vagabundos (...) Quando a pessoa não tem o que fazer vai ocupar a cadeira de direitos humanos da ONU”.

Bolsonaro falou, na manhã de quarta-feira (4/9), com um repertório típico do discurso militar da Guerra Feria, salpicado de uma sorriso burlesco, ao lado da rampa de acesso ao Palácio da Alvorada, a mansão oficial onde reside desde janeiro, quando assumiu a Presidência, graças à vitória nas eleições de outubro de 2018, a qual ele alcançou através de uma poderosa campanha de fake news e a proibição judicial à candidatura do seu principal adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Horas antes, em Genebra, Bachelet manifestou sua “preocupação” devido à degradação democrática no Brasil em apenas oito meses de bolsonarismo.

Ela se referiu, de uma forma geral, aos elogios do ex-capitão da ditadura brasileira, nos que ela considera que há uma “negação dos crimes de Estado”, o que “contribui à impunidade, e reforça a mensagem de que os agentes do Estado estão acima da lei”.

No dia 31 de março deste ano, Bolsonaro ordenou, pela primeira vez em anos, que as Forças Armadas celebrassem oficialmente o golpe de Estado brasileiro, ocorrido em 1964, que destituiu o presidente constitucional João Goulart. Em agosto, ele recebeu no Palácio do Planalto a viúva do torturador mais cruel do regime, o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que teve como uma de suas vítimas a ex-presidenta e então presa política Dilma Rousseff.

Ao parecer, Bolsonaro não se conforma com exaltar as ditaduras: se regozija comas lembranças da dor dos torturados, neste caso, o brigadeiro Alberto Bachelet, eas vítimas do sanguinário coronel Ustra.

O culto a Pinochet é uma das marcas da biografia de Bolsonaro: nas últimas décadas, como deputado ou como agitador de atos da ultradireita, ele repetiu que o governo militar brasileiro deveria ter imitado o país andino. Em 2006, ele chegou a levar ao Itamaraty um telegrama de condolências pela morte do ditador, mas este se negou a enviar a mensagem.

Numa segunda investida contra Bachelet, Bolsonaro publicou em suas redes sociais uma mensagem na qual a vinculou ao presidente francês Emmanuel Macron (tema que também comentou nesta mesma manhã).

Na publicação, o mandatário disse que “Michelle Bachelet, Comissária dos Direitos Humanos da ONU, seguindo a linha do Macron em se intrometer nos assuntos internos e na soberania brasileira, investe contra o Brasil na agenda de direitos humanos (de bandidos), atacando nossos valorosos policiais civis e militares”
________________________________________________________________

_________________________________________________________________
O argumento do militar brasileiro (bastante imaginativo) assegura que Bachelet y Macron seriam parte de uma conspiração contra ele.

Vale recordar que, nas últimas semanas, o brasileiro insultou várias vezes o mandatário francês e chegou inclusive a ofender a sua esposa, em resposta às denúncias deste sobre as queimadas na Amazónia e seu impacto no ecossistema global.

É possível que a declaração de hoje seja uma manobra para antecipara agenda de sua viagem à Assembleia das Nações Unidas, dentro de duas semanas, evento para o qual prometeu pronunciar um discurso “patriótico” contra os “estrangeiros” que querem “lotear” a floresta e exageram a gravidade do desmatamento.

Não será nada fácil. A credibilidade de Bolsonaro vale quase nada, e para boa parte da opinião pública mundial, suas decisões políticas indicam que é indiferente – senão cúmplice – dos delinquentes que atearam fogo em centenas de milhares de hectares na Amazónia. Tudo indica que Bolsonaro está disposto a se mostrar como o mais incendiário dos líderes mundiais, seja agredindo personalidades prestigiosas como Bachelet, ou se burlando da realidade. Corre o risco de ser rejeitado até por aliados.

Bolsonaro e sua defensa de Pinochet

O ex-capitão de reserva do exército brasileiro não reserva sua adoração somente à ditadura do seu país. Em 2015, em um programa de televisão, Bolsonaro afirmou que “Pinochet fez o que tinha que fazer (…) tinha que atuar de forma violenta para recuperar o seu país”.

Os chilenos não esqueceram dessas declarações. Em sua primeira visita como mandatário a esse país, em março deste ano, foi organizado um protesto massivo protesta contra a sua presença. Ocorreu em março, durante a cúpula do Prosul (entidade impulsada pelos presidentes de direita da região), e contou com a participação de familiares de vítimas de Pinochet e militantes em defesa dos direitos humanos, que marcharam em Santiago com cartazes que diziam “Bolsonaro fascista”. Previamente, a oposição ao governo de Sebastián Piñera apresentou uma moção de repúdio, para que o ultradireitista seja declarado “persona non grata” no Chile.

“As coisas que Bolsonaro diz sobre Pinochet, quando diz que acha que algumas ditaduras `não mataram o suficiente´, suas odes ao ditador paraguaio Stroessner, um dos personagens mais repulsivos da história da América Latina, sua homenagem a um torturador que violentou a ex-presidenta do Brasil (…) não são coisas de pouca importância”, disse, naquele então, o diplomata chileno Juan Gabriel Valdés, ex-chanceler e ex-embaixador do governo de Michelle Bachelet nos Estados Unidos.

Entretanto, em sua chegada ao Chile, o presidente brasileiro afirmou que “não vim aqui para falar do Pinochet”.

Carta Maior

*Publicado originalmente no Página/12 | Tradução de Victor Farinelli

Sem comentários:

Mais lidas da semana