quinta-feira, 31 de maio de 2012

Presidente da Renamo promete "ofensiva política" no centro e norte de Moçambique



LYR - Lusa

Maputo, 31 mai (Lusa) - O presidente da Renamo, principal partido da oposição moçambicana, Afonso Dhlakama, prometeu hoje "uma ofensiva política" para recuperar a supremacia eleitoral no centro e norte do país.

O centro e o norte de Moçambique têm aumentado o seu apoio eleitoral ao partido no poder, Frelimo, afastando-se progressivamente da Renamo, que tinha nas duas regiões os seus principais bastiões.

Falando na abertura da Conferência Regional Centro-Norte da Renamo, Afonso Dhlakama, cujas aparições públicas têm sido raras nos últimos tempos, acusou a Frelimo de fraudes eleitorais, anunciando uma "ofensiva política" para reconquistar as duas regiões.

"A verdade deve ser dita, as pessoas queiram ou não, mas a Renamo sobrevive politicamente do centro e norte. Se o partido Frelimo consegue obter melhores resultados eleitorais nas províncias de Nampula e Zambézia é devido às fraudes", sublinhou o líder da oposição moçambicana.

Com a ação em preparação, assinalou Afonso Dhlakama, o Governo moçambicano e os investidores serão confrontados com o descontentamento da população em relação às desigualdades na distribuição da riqueza proporcionada pelos recursos naturais que abundam nas duas regiões.

"Dhlakama é o único líder mundial que é provocado, excluído e atacado militarmente, mesmo sabendo-se que tem capacidade de engolir Moçambique em um minuto", ameaçou o líder da oposição moçambicana, invocando a força residual de ex-guerrilheiros da Renamo, que ainda mantém sob controlo, desde a assinatura do Acordo Geral de Paz em 1992.

Apesar das críticas à governação do país, Afonso Dhlakama afirmou que os quadros da Renamo devem disseminar a mensagem da importância da manutenção da paz e promoção da democracia em Moçambique.

Sem comentários:

Mais lidas da semana