quinta-feira, 31 de maio de 2012

PARA PARTIDOS COMUNISTAS A OTAN AMEAÇA A PAZ MUNDIAL




Correio do Brasil, com Portal Vermelho - de Chicago

Por ocasião da reunião de cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), realizada nos Estados Unidos, na cidade de Chicago, em 20 e 21 de maio, 35 partidos comunistas e operários lançaram um apelo intitulado “Otan, uma ameaça à paz mundial!”, em que assinalam o caráter agressivo dessa aliança como instrumento do imperialismo e a enorme ameaça que constitui para a paz e a segurança mundiais. Reproduzimos a íntegra do documento.

Em uma situação internacional marcada pela agudização da crise do capitalismo e pela violenta ofensiva imperialista contra as conquistas e direitos dos trabalhadores e dos povos, realiza-se nos dias 20 e 21 de Maio em Chicago, nos EUA, a Cúpula da Otan. No quadro do aprofundamento da crise do capitalismo, o imperialismo lança-se numa escalada militarista e intervencionista.

Depois de ter atualizado o seu conceito estratégico em 2010, que representou um novo e perigoso salto qualitativo na sua ambição intervencionista – de que a agressão à Líbia foi exemplo –, os EUA e a Otan , que tem a União Europeia como seu pilar europeu, procuram alargar as suas zonas de influência, promovem a corrida aos armamentos e as despesas militares, o investimento em novas armas e a sua rede mundial de bases militares.

O imperialismo militariza as relações internacionais, prossegue a ocupação, lança ameaças de agressão, promove conspirações e manobras de ingerência contra países de todos os continentes e através de uma escalada armamentista permanente, viola os acordos internacionais de desarmamento existentes.

Os princípios da Carta da ONU são postos em causa, acentua-se a instrumentalização da ONU para dar cobertura à violência imperialista. O processo de destruição do Direito Internacional resultante da derrota do nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial abre as portas aos propósitos imperialistas de controlar recursos e dominar o planeta no plano militar e geoestratégico.

A Otan como principal instrumento do imperialismo no seu objetivo de domínio mundial, constitui uma enorme ameaça à paz e à segurança mundiais.

Mas, como a realidade está comprovando, a resposta de força do imperialismo à crise do capitalismo confronta-se com a luta progressista e revolucionária dos povos que, em vários pontos do mundo, tomam em suas mãos a defesa dos seus direitos e da soberania e independência dos seus países, resistindo das mais variadas formas e impondo revezes à estratégia de dominação imperialista.

Reafirmando o seu empenho na luta pela paz, pelo direito de cada povo a decidir livremente sobre seu destino, pelo progresso social e o socialismo, os Partidos Comunistas e Operários signatários desta declaração:

- Exigem a retirada imediata de todas as tropas estrangeiras do Afeganistão, assim como de todas as outras intervenções imperialistas no Mundo.

- Rejeitam a escalada de guerra no Oriente Médio, nomeadamente contra a Síria e o Irã.

- Exigem a dissolução da Otan e apoiam o direito soberano dos povos de decidir sobre o desligamento dos seus países desta aliança agressiva.

- Rejeitam a instalação do novo sistema antimíssil dos EUA e da Otan na Europa e reclamam o fim das bases militares estrangeiras.

- Exigem o fim da corrida aos armamentos, o desarmamento nuclear começando pelas maiores potências nucleares do mundo – como os EUA – e a completa destruição das armas químicas e biológicas.

- Expressam a sua solidariedade aos povos que resistem às ocupações, agressões e ingerências do imperialismo, nomeadamente no Oriente Médio, na Ásia, na América Latina e na África.

Matérias Relacionadas:

Sem comentários:

Mais lidas da semana