sábado, 28 de julho de 2012

Festival de Documentários Brasileiros com regresso marcado para setembro



DM - Lusa

Macau, China, 28 jul (Lusa) - A China volta a receber, em setembro, o Festival de Documentários Brasileiros, uma iniciativa que pretende mostrar as outras facetas de um Brasil, que "não é só samba, carnaval e futebol", explicou à Lusa a curadora do projeto.

O "DocBrazil" arranca em Pequim a 01 e 02 de setembro, segue para Xangai (08 e 09), Tianjin (15 e 16) e Macau (21 a 23), última paragem do festival que pretende levar as "várias realidades" do Brasil à China através de oito documentários, com legendas em mandarim e inglês.

"Os chineses estão num momento muito especial de assimilação de muitas coisas, inclusive de culturas, e têm muito interesse e comecei a pensar qual seria a forma mais efetiva de divulgar a cultura e que o Brasil não é só samba, carnaval e futebol", indicou.

Fernanda Ramone defendeu que o Brasil "é, com muito prazer, isso tudo, mas é mais, muito mais".

"A Cidade das Mulheres", "Mandiga em Manhattan", "Cartas para Angola", "Marighella", "Paraíso", "Sobre Rodas Brasil", "Utopia e Barbárie" e "Zumbi Somos Nós" são as oito películas selecionadas para o festival.

"Faces of Brazil" ("Rostos do Brasil") foi o tema escolhido para a edição deste ano do festival, que procura "trabalhar um pouco a identidade do Brasil", explicou.

O festival, que caminha para a terceira edição, tem também "interesse em trabalhar as questões que são apresentadas como temas dos documentários", sendo organizadas diversas atividades paralelas, como debates, realçou a organizadora, estabelecida em Pequim há oito anos.

O programa inclui nomeadamente vídeo arte, propondo-se a junção de dois vídeos "Faces of Brazil" e "Faces of China" para que o público "estabeleça as simetrias e assimetrias entre os dois países".

O primeiro, criado exclusivamente para o festival, contempla imagens que evidenciam a diversidade natural e cultural do país, sendo produto de uma parceria com o Paralaxis (grupo de fotógrafos brasileiros).

O segundo, 'nascido' em Pequim, resulta de uma parceria com a revista The Chinese World Magazine, com fotos e sugestões de músicas enviadas pelos leitores.

O festival consagra também uma coleção exclusiva de cartazes, criada em parceria com o "Raffles-BIFT International College" por 'designers' chineses e estrangeiros, que pretende "descobrir através da perceção da equipa qual é a imagem que o Brasil contemporâneo transmite".

Já no âmbito da iniciativa "Frente e Verso", foi solicitado aos alunos chineses de universidades que oferecem o curso de licenciatura em português, a elaboração de um parágrafo ou verso acerca da imagem do Brasil e as congruências com a China, propondo-se "trazer para o festival as impressões e a oportunidade reflexiva sobre a impressão que o Brasil transmite para esta geração que será o futuro da China", de acordo com o projeto do "DocBrazil".

A imagem promocional da edição deste ano do festival é um "peixe surreal", criado por Binho Ribeiro, um dos pioneiros da arte do 'graffiti' no Brasil, em parceria com a 'G-Dot Art Space Beijing'.

A música e a gastronomia também são presença garantida na próxima edição do "DocBrazil", assegurou Fernanda Ramone.

Sem comentários:

Mais lidas da semana