sexta-feira, 27 de julho de 2012

Jogos Olímpicos: DOIS MARATONISTAS TIMORENSES PROCURAM CHEGAR AO FIM



PA - Lusa

Londres, 26 jul (Lusa) - Timor-Leste vai estar representado nos Jogos Olímpicos de 2012 por dois maratonistas, Augusto Ramos e Juventina Napoleão, para quem a presença em Londres já é uma vitória e terminar a prova será uma medalha.

Sem mínimos para obter qualificação, os dois timorenses beneficiaram de "wild cards" para estarem na capital britânica, a forma que o Comité Olímpico Internacional (COI) utiliza para dar oportunidade aos países menos desenvolvidos e assegurar a universalidade dos Jogos.

A responsabilidade de Augusto Ramos, de 25 anos, e Juventina Napoleão, de 23, é representar bem o país na quarta presença de Timor em Jogos Olímpicos e, para ajudá-los nessa tarefa, contam com o apoio de um português, Nelson Silva, responsável pela preparação de ambos os atletas, que estiveram duas semanas em estágio no Porto, antes da partida para Londres.

Nelson Silva, destacado para Timor-Leste como militar a GNR, criou raízes por lá e foi convidado a ficar pelo presidente de timorense, Ramos Horta, responsabilizando-se pela criação de uma equipa de BTT e outra de atletismo e pela formação de treinadores.

O estágio proporcionado pela Universidade do Porto permitiu a Augusto Ramos e Juventina Napoleão, além da adaptação ao clima e ao fuso horário, tomar contacto com novos métodos de treino, o mesmo acontecendo com o treinador António Costa, que os acompanha.

Augusto Ramos tem como melhor registo 2:30 horas, recorde timorense, e Juventina Napoleão procura melhorar a sua marca de 3:05. Nelson Silva faria um balanço positivo se um e outro terminassem as corridas em boas condições e com novos recordes nacionais.

A maratona feminina realiza-se a 05 de agosto e a masculina a 12, no dia de encerramento dos Jogos Olímpicos, cuja cerimónia de abertura está marcada para sexta-feira, 27 de Julho.

- Foto em Sapo TL

Sem comentários:

Mais lidas da semana