sábado, 4 de agosto de 2012

Sudão: Alcançado acordo com o Sudão do Sul sobre partilha da riqueza petrolífera



PNE - Lusa

Adis Abeba, 04 ago (Lusa) - O Sudão e o Sudão do Sul alcançaram esta noite um acordo sobre a partilha da riqueza petrolífera controlada por Cartum antes da partição do país, informou o mediador da União Africana, Thabo Mbeki.

"As partes alcançaram um acordo sobre os detalhes financeiros relacionados com o petróleo, de modo que está feito", disse o ex-presidente sul-africano aos jornalistas no final de uma reunião do Conselho de Paz e Segurança da União Africana na capital da Etiópia, Addis Abeba, sem fornecer mais detalhes sobre o acordo.

O responsável garantiu ainda que a produção e exportação de petróleo vão ser retomadas, sem especificar quando.

O Sudão do Sul herdou três quartos dos recursos petrolíferos do Sudão, mas continua dependente dos oleodutos do norte para a sua exportação.

Perante a falta de acordo sobre o que Juba teria de pagar a Cartum para o petróleo sul-sudanês passar pelo Sudão, o norte decidiu apropriar-se do petróleo quando este passava pelo seu território, o que levou o sul a parar a produção.

Esta situação privou o jovem Estado de 98 por cento dos seus recursos, provocando uma escalada da inflação, ao mesmo tempo que agravou a situação económica já difícil do seu vizinho.

Sem comentários:

Mais lidas da semana