terça-feira, 9 de outubro de 2012

GREGOS PROTESTAM CONTRA VISITA DE MERKEL

 

i online - Lusa
 
A chanceler alemã chegou hoje às 11:30 (hora de Lisboa) ao aeroporto de Atenas, quando alguns manifestantes se começavam a concentrar no centro da capital grega para protestar contra a visita de Angela Merkel de apoio ao governo.
 
O primeiro-ministro conservador grego, Antonis Samaras, esperava a chanceler, que deve manifestar solidariedade ao país e o compromisso da permanência na zona do euro.
 
Trata-se da primeira visita de Angela Merkel desde o início da crise da dívida em 2010 e da "cura de austeridade" imposta à Grécia.
 
Na praça Syntagma, local de encontro de contestatários no centro de Atenas, podiam ver-se, entre os grupos de manifestantes, cartazes com a suástica nazi e com as palavras "Indesejável" e "Fora com os imperialistas".
 
A maioria dos manifestantes deve concentrar-se diante do Ministério das Finanças, respondendo a um apelo das duas centrais sindicais gregas, a GSEE e a Adedy.
 
Um outro grupo foi convocado pelo principal partido da oposição, o Syriza (esquerda radical), cujo líder Alexis Tsipras deve discursar ao lado do presidente do "partido irmão" alemão, Die Linke. Uma delegação deste participa na concentração, centrada na crítica das receitas liberais da chanceler.
 
A visita de Merkel mobilizou mais de seis mil polícias para garantir a segurança em Atenas.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana