quarta-feira, 12 de junho de 2013

Portugal: GOVERNO IMPEDE PAGAMENTO DO SUBSÍDIO DE FÉRIAS EM JUNHO

 

TSF
 
O Governo ordenou aos serviços públicos que não paguem subsídio de férias em junho apesar da suspensão ter sido chumbada pelo Tribunal Constitucional.
 
O pagamento do subsídio de férias dos funcionários públicos está suspenso, ou seja, não será efetuado neste mês de junho.
 
Uma deliberação do Conselho de Ministros, com data da última quinta-feira e a que a TSF teve acesso, justifica a ordem dada aos organismos da administração pública. Sustenta que o Orçamento de Estado deste ano não prevê os «meios necessários e suficientes» para garantir o pagamento.
 
«O Orçamento do Estado para 2013 (OE2013) não prevê os meios necessários e suficientes para garantir o referido pagamento, existindo assim uma inconsistência entre a obrigação legal de pagar os subsídios e os limites orçamentais impostos pela referida lei», lê-se na deliberação.
 
O executivo alega ainda como motivo a circunstância de o país estar obrigado ao cumprimento do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF), assinado com a troika «que impõe limites trimestrais ao défice público».
 
O Governo lembra também que apresentou no Parlamento uma proposta de Orçamento Retificativo e uma proposta de lei que prevê o pagamento do subsídio de férias só em novembro.
 
A deliberação do Governo foi enviada aos serviços do Estado numa altura em que se encontra ainda no parlamento uma proposta de lei que prevê o pagamento do subsídio de férias aos funcionários públicos em novembro e não em junho.
 
Esta proposta de lei, apesar de já ter sido aprovada na sexta-feira, dia 7 de junho, ainda aguarda a redação final e aguarda a promulgação pelo Presidente da República.
 
No entanto, e mesmo que Cavaco Silva promulgue a lei, esta corre o risco de apenas ser publicada em Diário da República depois de 20 de junho, dia a partir do qual os funcionários públicos deveriam começar a receber o respetivo subsídio, juntamente com o salário desse mês.
 
Leia também em TSF
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana