sexta-feira, 5 de setembro de 2014

BNU DE TIMOR-LESTE VAI INTRODUZIR MOBILE MONEY NO PAÍS




Díli, 05 set (Lusa) - O Banco Central de Timor-Leste anunciou hoje ter autorizado o BNU Timor, da Caixa Geral de Depósitos, a introduzir um programa piloto de Mobile Money, que vai permitir fazer pagamentos, transferências e levantamentos de dinheiro por telemóvel.

Segundo o Banco Central de Timor-Leste (BCTL), o programa vai permitir aos utilizadores efetuar pagamentos, transferências e levantamentos através de telemóvel com um limite diário de 300 dólares por transferência e de 400 dólares por levantamento.

O programa "vai ao encontro das linhas programáticas inscritas no Plano Diretor para o Desenvolvimento do Setor Financeiro, nomeadamente a nível da inclusão financeira e extensão dos serviços financeiros e bancários a todo o território de Timor-Leste", refere em comunicado o BCTL.

O BCTL esclarece que no âmbito da autorização "levou em conta as preocupações relativas à identificação das transações e clientes, nomeadamente no que diz respeito à legislação relativa à prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo".

No comunicado, o banco salienta também que estabeleceu um conjunto de regras a serem seguidas pelo BNU Timor durante a implementação do projeto que "garantem o cumprimento das normas aplicáveis, bem como, a recolha de informação necessária à análise e avaliação do projeto".

O objetivo final do projeto, segundo a entidade, é contribuir para que os serviços financeiros cheguem a um maior número de cidadãos timorenses, facilitando as transações económicas e contribuindo para o desenvolvimento nacional.

MSE// FV - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana