sexta-feira, 5 de setembro de 2014

GUEBUZA E DHLAKAMA REÚNEM-SE HOJE NA ROTA PELA PAZ EM MOÇAMBIQUE




O Presidente da República, Armando Guebuza, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, reúnem-se hoje em Maputo, num encontro que deverá marcar um ponto de viragem no actual ambiente político nacional.

Mais do que um encontro entre duas figuras incontornáveis na história de Moçambique, os moçambicanos esperam que neste encontro, Armando Guebuza e Afonso Dhlakama coloquem os pontos nos “is” no acordo político assinado no Centro de Conferências Joaquim Chissano, sobre o qual assenta o grosso da esperança num futuro de paz efectiva para o país.

A prevista homologação desse acordo político, ao abrigo do qual cessaram as hostilidades que nalgum momento condicionaram o normal funcionamento da sociedade moçambicana, será um importante aceno à Democracia, e mais um sinal inequívoco da vontade dos moçambicanos de deixar para trás o espectro de desconfiança entre si, e partir para a consolidação do Estado de Direito Democrático, cujo edifício se vem construído ao longo das últimas décadas.

Na verdade, o primeiro grande sinal dessa vontade foi dado, na semana passada, com a assinatura do acordo, marcando o fim de uma maratona de diálogo político que se estendeu em mais de setenta rondas negociais, cada uma marcada por características singulares, que exigiram de parte a parte, um grande espírito de abertura, compreensão, maturidade política e, sobretudo, elevado sentido patriótico.

Os moçambicanos já sofreram imenso devido à guerra e conhecem os horrores de que ela é capaz. Esse há-de ter sido, a nosso ver, um dos factores que pesou para que, apesar das diferenças de opinião e de pontos de vista, que muitas vezes vieram à superfície ao longo do diálogo na “Joaquim Chissano”, as duas partes privilegiassem a potenciação daqueles aspectos sobre os quais há convergência, o que rapidamente resultou na aproximação de todas as restantes posições a ponto de se ter alcançado o acordo.

O encontro que hoje tem lugar em Maputo deve ser uma espécie de “cereja no topo do bolo”, um gesto político de grande relevância, e que entendemos ser próprio de uma sociedades como a nossa, com uma inquestionável pré-disposição de viver em paz e harmonia social.

A expectativa dos moçambicanos é que o encontro entre o Chefe do Estado e o líder da Renamo seja mais um motivo de orgulho para os moçambicanos, não apenas pelo aparato político que ele implica, mas pelos resultados práticos que ele vai produzir para o futuro de Moçambique.

O impacto do encontro de hoje transcende as fronteiras nacionais e surge como mais um entre os vários exemplos por que Moçambique é conhecido pelo mundo fora, como um país que sempre conseguir encontrar soluções para os seus problemas, independentemente dos sacrifícios que tal por vezes implica para os seus cidadãos.

Esperemos, pois, que esta seja mais uma oportunidade para o país aparecer em alta aos olhos do mundo, outra vez como o exemplo de como fazer das diferenças um motivo para desenvolver e construir uma nação democrática, e que seja uma inspiração para o mundo e para todos os moçambicanos.

Notícias (mz) – editorial, Sexta, 05 Setembro 2014

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana