sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Macau: Deputados pedem aumentos para a população e professores universitários




Deputados pedem ao Governo de Macau que aumente cheques à população para 1.200 euros

Macau, China, 05 dez (Lusa) - Os deputados de Macau José Pereira Coutinho e Leong Veng Chai criticaram hoje o Governo por não aumentar o valor do cheque que todos os anos entrega à população, sugerindo que fosse elevado para 12.000 patacas (1.200 euros).

Numa intervenção na Assembleia Legislativa, os deputados disseram ser "lamentável" que o valor do chamado plano de comparticipação pecuniária não fosse aumentado em 2014, mantendo-se igual a este ano, ou seja, 9.000 patacas (900 euros) para os residentes permanentes e 4.500 patacas (450 euros) para os não permanentes (cidadãos que têm direito de residência há menos de sete anos).

"As 9.000 patacas não são suficientes para aliviar a pressão da vida quotidiana", alertou, lembrando que para 2015 se espera uma inflação superior a 6%.

"O plano de comparticipação pecuniária tem conseguido aliviar, de certa forma, a pressão na população, no entanto o Governo não teve em conta a inflação para decidir sobre o aumento do valor em causa", disse.

Para José Pereira Coutinho e Leong Veng Chai, é necessário "ajustar o valor da comparticipação pecuniária para 12.000 patacas, face à elevada taxa de inflação, à valorização do yuan e à subida das rendas para níveis incomportáveis para os residentes".

Os deputados exigiram também que seja criado um "mecanismo para a definição sistemática e científica do seu valor, sem se permitir que este seja determinado segundo a vontade do Governo e sem qualquer transparência e fundamento científico".

Os cheques à população são atribuídos desde 2008, tendo vindo a aumentar o seu valor com regularidade ao longo dos anos.

O objetivo, segundo o executivo, é partilhar os frutos do acelerado desenvolvimento económico - na prática, os cheques são vistos como uma forma de equilibrar o aumento crescente dos preços, num território que regista atualmente uma inflação de 6,03%.

ISG // VM

Deputada de Macau pede aumentos para professores universitários

Macau, China, 05 dez (Lusa) - A deputada Melinda Chan pediu hoje ao Governo que aumente as remunerações dos professores universitários, de modo a atrair os melhores docentes, elevando o teto salarial máximo atual, de quase 8.000 euros.

Numa intervenção hoje na Assembleia Legislativa, a deputada eleita pela população sublinhou a importância de melhorar o ensino superior do território, considerando que o elemento chave é a atração de professores de excelência.

No entanto, alertou, as regalias que o ensino público superior oferece não são tão competitivas como nas regiões vizinhas.

"Ao compararmos as remunerações que os professores de categorias similares auferem em Macau e nas regiões vizinhas, verifica-se que as atribuídas em Macau (...) estão aquém das outras", salientou.

Concretamente, a deputada lembrou que um professor da Universidade de Macau pode receber, no máximo, 79.000 patacas (quase 8.000 euros), enquanto um docente da Universidade de Hong Kong ganha, no máximo, 98.500 dólares de Hong Kong (quase 10.000 euros).

Melinda Chan criticou ainda a "falta de um mecanismo de garantia e de reforma dos docentes", que prejudica a estabilidade dos profissionais e "dificulta que se atraiam académicos de classe mundial".

ISG // VM

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana