sábado, 10 de janeiro de 2015

Campanha anticorrupção na China atingiu mais de 70 executivos do setor estatal




Pequim, 09 jan (Lusa) - Mais de 70 executivos de empresas estatais chinesas, um quarto dos quais do setor da energia e recursos minerais, foram "colocados sob investigação" em 2014 por suspeita de corrupção, anunciou hoje a imprensa oficial.

Segundo os dados compilados pela edição online do Diário do Povo, órgão central do Partido Comunista Chinês, aquele setor revelou-se o mais vulnerável à corrupção, seguido das finanças, media e telecomunicações.

O portal do Diário do Povo destaca o caso de Song Lin, antigo presidente e líder da organização do PCC no consórcio China Resources Power Holdings Co, que em 2012 chegou a integrar a lista dos "50 mais influentes líderes empresariais" elaborada pela revista Fortune.

Além de Song Lin, foram afastados mais sete executivos daquele consórcio.

Na China National Petroleum Corporation, o maior produtor de petróleo da China e uma das maiores empresas do mundo, o próprio chefe da comissão interna de disciplina foi considerado suspeito de corrupção, juntamente com dois outros executivos.

A Televisão Central da China (CCTV) foi também muito atingida pela campanha anticorrupção em curso no país.

Oito produtores e apresentadores do departamento de notícias económicas da estação e nove responsáveis de outros meios de comunicação foram presos o ano passado, indicou a mesma fonte.

Um chefe do canal financeiro da CCTV foi acusado de ter recebido subornos no valor de 2.000 milhões de yuan (cerca de 274 milhões de euros) ao longo de oito anos, disse a edição online do Diário do Povo.

A campanha anticorrupção lançada após a ascensão ao poder do presidente Xi Jinping, há dois anos, é considerada a mais drástica das últimas décadas, incidindo sobre muitos e diversos setores, das Forças Armadas às universidades.

Dezenas de quadros com a categoria de vice-ministro ou superior, entre os quais o ex-chefe da Segurança Zhou Yongkang e um antigo vice-presidente da Comissão Militar Central, foram já presos.

AC // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana