segunda-feira, 16 de março de 2015

Agio Pereira deverá substituir interinamente PM timorense - fonte do executivo




Díli, 16 mar (Lusa) - Agio Pereira, ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros deverá substituir interinamente o chefe do Governo, Rui Maria Araújo, que hoje deve ser transferido para Bali, na Indonésia, para exames médicos.

Fonte do executivo timorense disse à Lusa que o Governo deverá também dar uma comunicação oficial sobre a situação de Rui Maria Araújo que foi internado de urgência ao início da noite de domingo no Hospital Nacional Guido Valadares, em Díli.

Até ao momento, não foi divulgada qualquer informação oficial do executivo, nomeadamente sobre o estado de saúde de Rui Araújo.

Um familiar do primeiro-ministro confirmou à Lusa, no local, que Rui Araújo "está estável e em observação", explicando que ele estava em casa "quando se começou a sentir tonto" tendo sido de imediato transportado para o hospital da capital, a principal infraestrutura de saúde de Timor-Leste, mas ainda assim bastante deficitária no que diz respeito a tratamentos especializados.

Um outro familiar explicou à Lusa que Rui Araújo, médico de profissão, sofreu uma "trombose leve", recordando que o chefe do Governo sofre de problemas de tensão e que a agenda intensa desde que assumiu o cargo "está a começar a pesar".

"Não descansa suficiente, trabalha demasiadas horas, não come como deve ser e depois, porque tem que ir a várias cerimónias, acaba por tomar mais café e outras coisas que não deve", disse o familiar.

Recorde-se que durante o fim-de-semana Rui Araújo esteve numa visita de agenda intensa à região do seu distrito, Ainaro, uma cidade a menos de 80 quilómetros sul de Díli mas que, devido às más estradas, obriga a uma viagem de mais de três horas.

Fonte parlamentar disse à Lusa que o estado de saúde de Rui Araújo poderá levar ao adiamento do debate do Programa do Governo, que estava previsto para terça-feira, devendo o assunto ser analisado na conferência de líderes de bancadas hoje à tarde.

Na sua agenda para hoje Rui Araújo tinha previsto um encontro com os responsáveis do setor petrolífero timorense e com o ministro do Petróleo e Recursos Minerais, Alfredo Pires.

Gastão de Sousa, ministro dos Transportes, disse à Lusa que o Governo está a organizar o transporte, para as próximas horas, de Rui Araújo para Bali, onde verá ser sujeito a exames médicos adicionais.

"Estamos a contar organizar o seu transporte para esta manhã" de segunda-feira (hora local), explicou, escusando-se a revelar qualquer pormenor sobre o estado de saúde do chefe do governo de Timor-Leste.

Vários membros do Governo, o Presidente da República, Taur Matan Ruak, e o presidente do parlamento, Vicente da Silva Guterres, deslocaram-se ao final da noite de domingo e início da madrugada de segunda-feira, horas locais, ao hospital Guido Valares para se inteirarem da situação do primeiro-ministro.

ASP // APN

Sem comentários:

Mais lidas da semana