segunda-feira, 16 de março de 2015

Portugal. (MAIS) UM INSULTO AOS EMIGRANTES



José Mendes – Jornal de Notícias, opinião

A profunda crise que assola Portugal gerou a mais problemática vaga de emigração da nossa história. Ao contrário do que aconteceu no passado, designadamente na década de 1960, o fenómeno assume agora um carácter mais transversal, já que inclui os habituais menos qualificados mas também aqueles que se designam por talento, que são genericamente licenciados mais ou menos jovens. Num país de fracos recursos, menos massa cinzenta significa menos competitividade, logo menos riqueza, mais crise e, de novo, mais propensão para a emigração. Importa, pois, quebrar esta espiral, um desafio que demanda sensibilidade e políticas ajustadas à gravidade do fenómeno.

Começando pela sensibilidade, o Governo português demonstrou a sua indiferença quando, em 2011, o primeiro-ministro convidou os seus concidadãos a zarpar para outras terras, aliás bem secundado por um secretário de Estado que recordou a necessidade de sair da "zona de conforto". Estava dado o tiro de partida para a nova espiral da emigração. Quase quatro anos depois, partiram entre 300 e 400 mil portugueses, com lágrima no olho e revolta na alma.

Quando já nada o fazia prever, o Governo tira da cartola um dos mais ridículos, para não dizer cínicos, apontamentos da sua governação. No final do Conselho de Ministros desta semana, o secretário de Estado Pedro Lomba brinda-nos com um exótico briefing de fim de mandato, onde nos faz saber que os números da emigração estão empolados e que há muitas décadas que não havia em Portugal uma política para as migrações que contemplasse incentivos ao regresso dos emigrantes. E vai daí apresenta o programa VEM (Valorização do Empreendedorismo Emigrante), uma ideia ainda sem qualquer especificação que visa, imagine-se, fazer regressar 40 a 50 portugueses emigrados.

Mas a pérola maior estava ainda para chegar. É que as medidas de que beneficiará aquela meia dúzia de emigrantes poderão ser também aproveitadas pelos residentes. Esta é a nova política das migrações! Há formas de fazer eleitoralismo populista sem insultar a inteligência dos emigrantes e dos restantes portugueses.

Se não fosse já tarde demais, proporia ao Governo português a leitura do "Consultation Paper" para a revisão do compromisso da Irlanda com a sua diáspora, datado de 2014. E recordava que, desde o ano passado, o Governo Irlandês passou a integrar um ministro para a diáspora. Fica à atenção do próximo Governo, do qual se espera a seriedade que este não demonstra.

Sem comentários:

Mais lidas da semana