quarta-feira, 1 de abril de 2015

Portugal. "É tempo de encerrar um ciclo e abrir um novo" - António Costa sai da CML




António Costa está de saída da Câmara Municipal de Lisboa. Numa curta declaração, o autarca abriu a ‘porta’ ao caminho que agora se segue, em exclusivo: o das eleições legislativas.

“A casa está arrumada”. Foi neste tom e com estas palavras que António Costa se despediu hoje do cargo de autarca, para anunciar que está, oficialmente, apenas dedicado à luta pelas eleições legislativas, que decorrerão daqui a cerca de seis meses.

Num discurso curto e emotivo, António Costa fez o seu agradecimento primeiro “aos lisboetas”, pela “confiança com que me honraram em três sucessivas eleições  autárquicas”, partindo depois para uma série de agradecimentos, envolvendo as equipas que o acompanharam ao longo dos mandatos, mas também “aos autarcas das freguesias” e ”a todos s que juntos temos feito Lisboa”.

António Costa afirmou ainda que sai num momento em que estão saneadas as finanças municipais, considerando que sob a sua alçada Lisboa apostou no “rigor na gestão urbanística”, na “reabilitação urbana”, mas apostando também no que descreve como “inovação na participação cidadã”.

“Nestes sete anos vencemos a crise municipal e enfrentámos a crise nacional”, disse ainda o secretário-geral do PS, que não tem dúvidas em afirmar que “hoje, a casa está arrumada”, na capital do país.

"É tempo de encerrar um ciclo e abrir um novo, no município e no país”", disse ainda António Costa, acrescentando ainda que esta transição foi “preparada e planeada” e que com Fernando Medina, o seu número 2, e que agora irá assumir a presidência da Câmara Municipal de Lisboa, a capital “está em boas mãos”.

Notícias ao Minuto

António Costa vai receber salário do PS. Seguro deu o 'sim' ao regulamento

António Costa assumiu o cargo de secretário-geral do PS, depois de vencer António José Seguro nas primárias dos socialistas.

Está de saída da Câmara Municipal de Lisboa e prepara-se para concentrar esforços na candidatura a primeiro-ministro. A partir de agora, dá conta o Observador, o líder do PS vai passar a ter um ordenado pago pelo partido. E o ordenado será equivalente ao de primeiro-ministro.

Há, porém, nesta questão uma curiosidade: a medida que permite que Costa receba o salário pago pelo partido está contemplada num regulamento que teve o ‘sim’ de António José Seguro, que saiu do cargo após ser derrotado nas primárias do PS… precisamente por Costa.

Com a saída da Câmara, e já depois de António Costa se ter afastado do comentário televisivo, o socialista ficou momentaneamente sem nenhum rendimento fixo. Algo que esta medida veio retificar.

A confirmação de que Costa irá ter um salário pago pelo PS foi dada ao Observador por Luís Patrão, secretário-nacional do partido para a organização.

A tabela salarial que Seguro aprovou para este regime de exclusividade prevê o pagamento de salário não só ao líder do partido mas também aos restantes dirigentes.

Para António Costa, este novo salário deverá rondar os sete mil euros brutos por mês, sem despesas de representação. Um ordenado equiparado ao de primeiro-ministro.

Notícias ao Minuto

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana