quarta-feira, 30 de setembro de 2015

CHINA LEVA DOIS ATIVISTAS PRÓ-DEMOCRACIA A TRIBUNAL



Pequim, 30 set (Lusa) -- A China levou dois ativistas veteranos pró-democracia a tribunal por "subversão do poder do Estado", revelou hoje um dos advogados.

Chen Shuping e Lu Gengsong enfrentam uma pena de prisão perpétua após o julgamento, que o advogado de Chen, Fu Yonggang, disse ter decorrido na cidade de Hangzhou, na terça-feira.

Os dois arguidos declaram-se inocentes das acusações, baseadas no facto de serem membros do banido Partido Democrático da China, que pede uma reforma política no país.

"A acusação tinha provas insuficientes que mostrassem que violaram a lei", disse Fu à agência noticiosa AFP, sublinhando que "os ativistas só querem trabalhar para melhorar a vida das pessoas comuns e o estado do país".

Os apoiantes dos dois homens, cerca de uma dezena, foram impedidos de entrar no tribunal, reunindo-se, então, no exterior, atrás de um cordão policial, de acordo com a Radio Free Asia.

Chen tinha sido detido em 2007 durante quatro anos por "incitar à subversão do Estado", com base em artigos que tinha escrito em páginas da Internet do estrangeiro, em que criticava o Governo e promovia a democracia.

Lu foi condenado a quatro anos pelo mesmo crime em 2008.

O tribunal ainda não anunciou a sua decisão, informou Fu.

ISG // ARA

Sem comentários:

Mais lidas da semana