terça-feira, 6 de outubro de 2015

Ex-chefe do Governo de Hong Kong Donald Tsang regressa a tribunal a 13 de novembro



Hong Kong, China, 05 out (Lusa) -- O antigo chefe do Governo de Hong Kong Donald Tsang, que compareceu hoje em tribunal para responder por duas acusações por má conduta no exercício de cargo público, regressa para nova audiência a 13 de novembro.

Tsang, de 70 anos, que liderou a Região Administrativa Especial chinesa durante sete anos, a partir de 2005, e estava sob investigação da Comissão Independente Contra a Corrupção (ICAC, na sigla inglesa) desde que deixou o cargo em junho de 2012, tornar-se-á assim no mais alto detentor de um cargo público em Hong Kong a enfrentar um julgamento por corrupção.

O antigo líder da Região Administrativa Especial chinesa, que pagou uma fiança de 100 mil dólares de Hong Kong (11.110 euros), pronunciou-se só para confirmar ter compreendido as acusações que lhe foram imputadas.

Falando no exterior do tribunal, insistiu ter "a consciência limpa". "Tenho total confiança de que o tribunal me vai exonerar no final dos procedimentos", afirmou o antigo chefe do Governo.

As acusações contra Tsang relacionam-se com o facto de não ter apresentado uma declaração de conflito de interesses ao Conselho Executivo, em particular, por não ter divulgado os seus planos de arrendar um apartamento de luxo na cidade vizinha de Shenzhen, detido por um grande investidor de uma estação de televisão que procurava obter uma licença por parte do Governo de Hong Kong, de acordo com a informação do ICAC.

Tsang também não declarou que o arquiteto que propôs para um prémio atribuído pelo Governo trabalhava como designer de interiores no referido apartamento.

Este caso surge menos de um ano depois de o magnata do imobiliário Thomas Kwok e o antigo "número dois" da antiga colónia britânica Rafael Hui terem sido condenados por corrupção, depois de Hui ter sido considerado culpado de ter aceitado subornos de Thomas Kwok e do seu irmão Raymond.

"Sir" Donald Tsang, cuja saída chegou a ser reivindicada a 15 dias do final do mandato de sete anos, na sequência dos escândalos de alegados favores a amigos empresários e acusações de despesismo em viagens oficiais, abandonou o cargo com a mais baixa taxa de aprovação na hora da saída desde a transferência do exercício de soberania no território, em 1997.

Foi o escolhido por Pequim para substituir, a meio do mandato, Tung Chee-hwa, que, depois de uma sucessão de fracassos políticos e protestos, se demitiu em julho de 2005 alegando problemas de saúde.

Em 2007, Donald Tsang acabaria por ser reconduzido para um segundo mandato, derrotando o candidato do campo democrata, Alan Leong.

Nascido em 1944 e com carreira feita na Administração Pública da antiga colónia britânica, ocupou o cargo de Secretário das Finanças em 1995 e foi a partir de aí que começou a granjear admiradores com a recuperação da economia local e a baixa taxa de desemprego da Região Administrativa Especial.

Donald Tsang honrou compromissos de relevo como a implementação de um salário mínimo, o aumento da escolaridade gratuita para 12 anos e a aprovação de um pacote de reformas políticas, mas a "década de ouro" que prometeu acabou por não dar sinais de si.

DM (ISG) // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana