terça-feira, 6 de outubro de 2015

Portugal. PCP acusa Cavaco de "patrocinar manutenção" de Governo "derrotado"



João Oliveira reagiu em nome do PCP ao anúncio de Cavaco Silva, que deixou Passos Coelho encarregue de procurar uma “solução governativa” para o país.

O Presidente da República, Cavaco Silva, já falou ao país no pós-eleições, declarando que encarregou Passos Coelho de procurar uma “solução de Governo” que preserve a estabilidade política.

Em nome do PCP, João Oliveira falou aos jornalistas a partir da Assembleia da República, começando por salientar que “o Presidente está a ignorar que no passado domingo houve eleições e o governo perdeu a sua maioria”. Na perspetiva do PCP, Cavaco Silva está, deste modo, a “insistir na formação de um governo com a mesma composição política que foi derrotada nas urnas”.

Nas críticas apresentadas ao Presidente da República, o PCP considerou ainda que Cavaco “está objetivamente a passar por cima de todos os partidos”, já que a sua decisão foi tomada sem ter falado "com todas as forças políticas".

Cavaco Silva “patrocinou a manutenção do governo” e está a “insistir na perpetuação da política que vinha sendo executada”, insistiu João Oliveira, acrescentando que a decisão do chefe de Estado passa por um “compromisso para a formação de um governo que deve respeitar a lógica de submissão externa”. Isto quando “aquilo que os portugueses disseram é que não queriam” a continuação destas políticas, defendeu o deputado comunista.

O PCP referiu ainda estar à espera de saber se existe a “mesma perspetiva do PS para interromper este ciclo de governação PSD/CDS”, já que a “estabilidade” invocada por Cavaco Silva é algo que “tem de ser discutido mais a fundo”, afirmou João Oliveira, argumentando que a estabilidade, na perspetiva do PCP, diz respeito à “vida das pessoas”.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana