terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Austrália alerta que grupo radical Estado Islâmico quer estabelecer califado na Indonésia



O grupo radical Estado Islâmico quer expandir-se na Indonésia, onde pretende estabelecer um califado, alertou a Austrália, após a detenção de vários alegados 'jihadistas' que alegadamente planeavam atentados no país asiático nas celebrações do fim de ano.

O procurador-geral da Austrália, George Brandis, advertiu que o grupo Estado Islâmico (EI) tem o objetivo de estabelecer na Indonésia um "califado distante", após reunir-se na segunda-feira em Jacarta com representantes do governo e das forças de segurança indonésias.

De acordo com o procurador-geral, as autoridades indonésias "não têm dúvidas" sobre as intenções do Estado Islâmico no país, que procura criar um "califado provincial" ligado ao Médio Oriente.

"O EI ambiciona elevar a sua presença e nível de atividade na Indonésia, diretamente ou através de substitutos", disse Brandis numa entrevista publicada hoje pelo The Australian.

As declarações de Brandis surgem depois de uma operação antiterrorista levada a cabo por informação facilitada pelos Estados unidos, Austrália e Singapura, segundo a polícia indonésia.

O porta-voz da polícia, Anton Charliyan, disse na segunda-feira à noite que os nove detidos em operações realizadas no passado fim de semana na ilha de Java planeavam ataques contra o pessoal do governo, das forças de segurança e da minoria xiita do país.

FV // FV - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana